6
respostas

Ambiente de Dev

Eu tinha criado um tópico com uma dúvida mas já tem 1 mês, ninguem respondeu então estou criando outro.

No caso, e se tivemos que recuperar o usuário logado em uma requisição? por exemplo : register ( Principal principal) se estiver no ambiente de dev, não tem como recuperar o usuario logado da requisição. Eu queria saber se tem como, em ambiente de DEV, eu injetar automaticamente um Principal APENAS EM DEV, tentei fazer isso na classe de configuração com o @Bean mas não consegui então isso está me deixando em um loop de dúvida. Como resolveria esse problema? A única maneira que pensei foi essa mesmo, de injetando um usuário automaticamente. Ou outro jeito seria no ambiente de dev eu ter autorização e autenticação mas isso não seria nada produtivo, como vc mesmo disse.

6 respostas

Oi Victor,

No curso foi citado que poderia ser desativado a autenticação/autorização em ambiente de Dev, criando-se outra classe com as configurações de segurança e a marcando para ser carregada apenas quando o profile dev estiver ativo.

Mas em uma aplicação onde você tem várias funcionalidades que precisam recuperar o usuário logado, recebendo nos métodos dos controllers com a anotação @AuthenticationPrincipal, isso não é recomendado, pois em DEV você teria desabilitado a autenticação/autorização e ao chamar os controllers não terá um usuário logado.

Exatamente Rodrigo, EU criei esse topico pois preciso de uma solução, estou perguntando o que devo fazer! No meu caso, EU recebo o usuario logado então oq devo fazer na classe de configuração de segurança de DEV?

Estou um mês com esse problema, realmente não sei o que fazer, já tinha até criado outro tópico.... Eu pensei em ambiente de dev, quando a aplicação subir, já LOGAR AUTOMATICAMENTE um usuário mas não consegui fazer de jeito nenhum, passei 1 mês tentando. Outra maneira seria usar autenticação e autorização mas você disse que não é nada produtivo. O que eu devo fazer então? Me ajude pfv

Oi Victor,

O recomendado é ter autenticação/autorização no ambiente de DEV mesmo. Pois assim que é feito nos projetos.

O exemplo que usei no curso para os profiles talvez não tenha sido uma boa escolha.

Entendo, mas então a configuração da classe de segurança de desenvolvimento seria igual a classe de segurança do ambiente de prod e test? Se seriam iguais não vejo motivo para criar 2 classes sendo q serão a mesma coisa.

Aí nesse caso não faz sentido mesmo ter duas classes de configurações ;)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software