3
respostas

Alternativa a IDE

Boa noite!

Alguém aqui já tentou usar alguma alternativa a IDE? Por exemplo, existe uma implementação do VIM para JAVA - http://spacevim.org/use-vim-as-a-java-ide/ ,o mesmo para Emac's. Em caso positivo, como está sendo sua experiência com tais? Estou acostumado com o VIM pois trabalho sobre ele com servidores e outras linguagens de programação e me atende bem.

Meu problema com IDE, em geral, é uma pugna à questão do aprendizado, talvez, uma pequena rejeição com a ideia de "estar me acomodando com automações demais" e obviamente a questão do consumo de memória (no Brasil está caro manter, adquirir uma máquina com ou acima de 16GB de ram) para rodar um InteliJ, eclipse da vida.

Dá pra usar o vim? Dá. Mas até onde (me pergunto)? Talvez para usar a biblioteca Swing (drag and drop), modo GUI, digo. Ou talvez trabalhar com Android mais pra frente. Enfim, alguém?

3 respostas

Eu nunca me acostumei com editores como VIM e Emacs. Não tenho paciência nem memória pra isso. Fiquei muito tempo batendo a cabeça que devia aprender usando editor de texto ao invés de IDE, porque isso ia me forçar a ser um programador melhor. Quando finalmente resolvi usar uma IDE, a primeira coisa que eu notei é que antes coisas que eu tinha dificuldade pra começar a usar se tornaram mais naturais.

A facilidade de acesso à documentação, as sugestões de autocomplete e lint, code assitant, templates de código... tudo isso traz uma comodidade que te deixa abstrair o código e focar mais na solução que na implementação.

Quem está iniciando fica pensando se isso não pode atrapalhar um pouco a memorizar os pacotes, classes e métodos, e que vai ter mais dificuldade quando usar um editor de texto puro, mas acho que em o que você ganha de produtividade compensa muito.

Algumas tarefas são muito complexas no ciclo de desenvolvimento de um aplicativo, e algumas etapas que você teria que pesquisar no Google e StackOverflow sobre como fazer usando apenas editor de texto e linha de comando, você ganha de graça num botão da IDE.

Eu não consigo me imaginar desenvolvendo pra Android sem o Android Studio, ou para Java sem um Eclipse ou IntelliJ. Pra pequenas tarefas do Alura ou de sites de testes de programação eu me viro com o editor. Mas pra desenvolver profissionalmente, é muito sofrimento fazer tudo "na unha".

Eu não considero automação demais. Produtividade é uma habilidade chave para nossa área, e aprender a ser produtivo também requer treino como todo o resto. :)

Por exemplo, na empresa onde trabalho, há diversas equipes de desenvolvimento Java. No entanto, um dos meus colegas mais experientes com Java, estes dias ficou surpreso por não lembrar de coisas básicas do Java quando precisou criar um exemplo simples em um editor. Daí ele resolveu arriscar "equipar" o Emacs e continuar por lá.

O spacevim, link que mostrei a cima, tem autocomplete "que não é baseado no Eclim", que roda o eclipse em background. Fiquei bastante surpreso. Ele foi moldado segundo às implementações de um desenvolvedor japones no VimConf 2014 até aqui.

Fiz uns testes usando-o e fiquei bastante surpreso. Recomendo fortemente : http://spacevim.org/

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software