1
resposta

Alinhamento na rotação

Não entendi como a função LookRotation() e MoveRotation() funcionam.

O código está funcionando perfeitamente, demonstra os mesmo resultados obtidos pelo professor, porém eu não entendi como a unity percebe qual é a parte da frente do nosso boneco. Para um humano é obvio qual parte deve girar e se alinhar a direção do movimento para olhar para jogador, mas não sei como a máquina entendeu isso. Inicialmente pensei que fosse um alinhamento do eixo z com a direção que o zumbi anda, porém fiz um teste e coloquei o eixo z apontando para as costas do zumbi imaginando que ele deveria sempre seguir o jogador de costas porém isso não ocorreu, o zumbi ainda seguia o jogador corretamente(olhando para ele), foi como se a engine soubesse sempre qual é a parte da frente do personagem.

Olhei a documentação das funções, mas não consegui entender também.

1 resposta

Oi, Augusto, tudo bem?

A Unity infere pra você que o Z será o eixo que irá ser alinhado com o que você passa na primeira opção. Como o Z é o eixo que no geral seria a frente dos objetos é por isso que usados essa função.

Caso você não passe nada o Y é inferido como o eixo que deveria ser usado como rotação e o X seria o produto cartesiano entre os dois.

Você pode conferir mais detalhes na documentação

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software