Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Alguns pontos sobre Scratch

Olá meu jogo foi finalizado e já vou tentar fazer outro mais personalizado, gostei muito da forma e do jeito que foi desenvolvido. https://scratch.mit.edu/projects/563302561/

Algumas observações:

Na primeira tela o scratch estava diferente do video eu não achei aonde configurar os pixels então cliquei na opção converter para bitmap e a tela se ajustou melhor porém os pixels do instrutor estavam completamente diferente dos meus, eu tive um pouco de dificuldade mas acredito ter resolvido, mas se fiz errado porfavor me ajude!

Outra coisa é em relação aos "bugs" que na verdade descobri que eram codigos errados, então se alguma coisa tiver errada com a tela durante o jogo já entendi que devemos voltar no codigo e procurar o erro muito provavelmente ele vai estar lá, kkk :)

Obrigada e bons estudos a todos!!!

2 respostas
solução!

Olá Joyce, como vai?

Uaaauu eu adorei seu projeto e as personalizações de sons que você fez!! Ficou muito bacana, parabéns!!

Essa questão do Scratch estar um pouquinho diferente da que aparece no curso, é por conta de atualizações que tiveram de lá pra cá, mas o funcionamento é basicamente o mesmo.

Dicas pro seu projeto atual e pro próximo

• Tenho só uma dica pra melhorar o funcionamento do seu jogo com relação às pontuações. Primeiro vamos separar os dois blocos de código de contagem de pontos, isso vai fazer com que aumente a sensibilidade e o jogo conte melhor os pontos.

Depois de separar vamos incluir o controle espere 1 seg nos dois blocos de código, isso vai fazer com que o jogo sempre espere 1 segundo antes de contar um novo ponto e assim você soluciona o bug de contagem de pontos múltiplos quando a bolinha passa por trás da raquete. O código com essas duas alterações ficaria assim:

Blocos de código de pontuação do Scratch com as alterações anteriores

• Agora uma dica que pode te ajudar quando for fazer o seu projeto personalizado, ou algum outro no Scratch, é desenhar os atores (bolinha e raquetes) no centro da tela de desenho, deixando o + do centro do ator e da área de desenho bem em cima um do outro. Isso vai te ajudar na hora de definir o posicionamento das raquetes e da pontuação, além de deixar o funcionamento do seu jogo ainda melhor.

Você mandou muito bem nesse projeto e ainda de quebra descobriu um dos maiores companheiros da nossa vida como desenvolvedora: o bug hahahaha

E é bem isso mesmo que você falou, deu um problema volta no código e confere de novo que com certeza ele vai estar lá, e nesse processo de observação você ainda vai desenvolvendo mais suas habilidades e se familiarizando com o código.

Parabéns de novo pelo projeto e se precisar de alguma ajuda ou quiser mostrar pra gente seu projeto personalizado, fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Obrigada :D , opa já fiz as alterações como foi sugerido e realmente ficou bem melhor, adorei o feedback e as dicas já vou colocar tudo em pratica sim! Valeu pela força :)