Solucionado (ver solução)
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Alguns bugs estranhos

Meu projeto está apresentando alguns bugs que acontecem as vezes, como marcar mais de 1 ponto e até grudar em uma das raquetes e ficar marcando um monte de pontos em sequência . Acho que ja coloquei a bolinha e a raquete no centro e modifiquei suas formas ,mas apesar de terem diminuído os bugs acontecem de vez em quando.Outra dúvida rápida e se eu posso postar uma dúvida em um tópico já existente que possui uma dúvida parecida ou é melhor criar outro tópico para não atrapalhar o tópico da pessoa?Como eu fiz agora por exemplo?

https://scratch.mit.edu/projects/580058890

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solução!

Olá Vitor, como vai?

Quanto a postar as dúvidas em outro tópico parecido, não tem problema não, o que pode acontecer é que as vezes a dúvida é até parecida, mas a solução pode ser algo bem específico do seu projeto, não sendo a mesma solução da pessoa que abriu o tópico. Nesse caso pode ser que algum Scuba ou Instrutor te peça para abrir um novo tópico pra conseguir te responder melhor, beleza?

Agora vamos ao seu projeto. Primeiro parabéns, ficou super bacana a construção do seu jogo. Achei legal também você ter já passado em tópicos anteriores do fórum pra ver o que podia ser feito pra corrigir os bugs, como a centralização por exemplo, isso ajuda muito a você ir pegando melhor os conteúdos que está estudando.

Podemos fazer alguns pequenos ajustes no seu projeto pra resolver esses bugs, vou te mostrar:

1 - Retirando o contorno da bolinha

Muitas vezes aparecem bugs de pontuação ou de comportamento da bolinha que podemos resolver simplesmente deixando a bolinha sem contorno, isso faz com que ela fique mais precisa e o jogo consiga identificar melhor os movimentos.

Para fazer isso vamos em bolinha, depois em Fantasias, com a ferramenta de Selecionar vamos clicar na bolinha e depois ir em Contornar e na opção Remover contorno.

Indicação de como tirar o contorno da bolinha no Scratch

2 - Ajustando a contagem de pontos

As vezes acontece de a bolinha passar por tras da raquete e contar mais de um ponto ao mesmo tempo, para resolver isso podemos inserir o controle espere 1 seg nos blocos de código de contagem de pontos. Isso vai fazer com que o jogo sempre espere 1 segundo antes de contar um novo ponto, corrigindo o bug dos pontos múltiplos. O código ficaria assim:

Indicação de inclusão do temporizador nos blocos de pontuação

3 - Bolinha presa na raquete

Esse bug geralmente é causado por dois motivos principais: a precisão da bolinha (que resolvemos tirando o contorno dela) e a proporção entre o tamanho da bolinha e das raquetes.

Fiz vários testes aqui com seu jogo e, depois de tirar o contorno da bolinha lá no passo 1, não aconteceu mais o bug dela ficar presa na raquete, porém se você verificar que aconteceu de novo você pode fazer uma das seguintes alterações para corrigir:

  • Aumentar o tamanho da bolinha - desse modo ela vai ficar mais proporcional à largura das raquetes;
  • Diminuir a largura das raquetes - fazendo isso também vai deixar as raquetes mais proporcionais ao tamanho da bolinha.

Pronto, fazendo esses passos vai corrigir esses bugs que você está tendo e seu projeto vai ficar ainda mais legal. testa aí e depois me conta o que achou.

Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida é só mandar aqui no fórum. Bons estudos =D

 

Caso esta resposta tenha resolvido sua dúvida, por favor, marque o tópico como solucionado ✓.Bons Estudos!

Muito obrigado pelas dicas ! Elas ajudaram muito ! O problema da bolinha "grudar" na raquete acontece quando a bolinha acerta os lados da raquete.Com as suas dicas resolvi a maior parte dos bugs mas o de grudar eu consegui pelo menos diminuir o problema colocando para esperar 1 segundo no bloco de código responsável pelo contato da raquete com a bolinha. Segue o link do scratch:https://scratch.mit.edu/projects/580058890

Imagem mostrando em vermelho o comando espere 1 segundo no bloco de código responsável pelo contato da raquete com a bolinha.

Oi Vitor!

Que bacana que deu certo! Muito legal a solução que você fez para resolver o bug e é isso mesmo, quanto mais testar e experimentar seu código, mais você vai ficando por dentro das funções dele e vai aprendendo ainda mais.

Seu projeto final ficou mega legal e obrigada por compartilhar aqui com a gente sua solução, isso pode ajudar muito outros alunos e alunas que venham a ter esse mesmo problema.

Bons estudos por aí e precisando de alguma ajuda pode contar com a gente aqui no fórum. =D