<canvas width= "800" height= "600"></canvas>
<script>
tela= document.querySelector("canvas");
pincel= tela.getContext("2d");
pincel.fillStyle= "darkgray";
pincel.fillRect(0, 0, 800, 600);
var raioAtual= 10;
var somaRaio= 10;
var diminuiRaio=5;
var raioMaximo= 40;
var raioMinimo= 10;
function desenhaCirculo(evento) {
var x= evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y= evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle= "lightgreen";
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raioAtual, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + "," + y);
if (evento.shiftKey== true && evento.altKey== true) {
alert("Por favor, aperte uma tecla por vez!");
}
if(evento.shiftKey == true) {
raioAtual= raioAtual + somaRaio;
} else if(evento.altKey== true) {
raioAtual= raioAtual - diminuiRaio;
}
if(raioAtual > raioMaximo) {
raioAtual = raioMaximo;
} else if (raioAtual < raioMinimo) {
raioAtual= raioMinimo;
}
}
tela.onclick= desenhaCirculo;
</script>