É simples: tudo estava indo bem até o oponente ser colocado em campo.
Basicamente percebi que ao adicionar raquete do oponente e suas variáveis a bolinha simplesmente bugou, a meu ver, parece que a bolinha colide com algo inexistente no meio da tela, fazendo movimentos complementante inconsistentes.
Segue o codigo e o link do P5: https://editor.p5js.org/spike12x/full/XQ9AlGkkB
//variaveis bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 22;
let raio = diametro / 2;
//variaveis velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 2;
let velocidadeYBolinha = 2;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 180;
let velocidadeYOponente;
//placar jogo
let pontosPlayer = 0;
let pontosOponente = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
//desenho da bolinha
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
bordaBolinha();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaMinhaRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += + velocidadeXBolinha;
yBolinha += + velocidadeYBolinha;
}
function bordaBolinha(){
if (xBolinha + raio> width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= - 1;
}
if (yBolinha + raio> height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= - 1;
}
}
function mostraRaquete(x, y) {
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y) {
if (xBolinha - raio < x + raqueteComprimento && yBolinha - raio < y + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}
function incluiPlacar(){
fill(255);
text(pontosPlayer, 278, 26);
text(pontosOponente, 321, 26);
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 590){
pontosPlayer += 1
}
if (xBolinha < 10){
pontosOponente += 1
}
}
Fazendo alguns testes, vi que a falha que deixa a bolinha estranha acontece ao chamar a função "verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente)", e apenas ela, quando a função da raquete do player é chamada o codigo funciona normalmente...
Ó oraculos do código, me forneçam sua sabedoria!