Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Álcool ou Gasolina

<meta charset="utf-8">

<h1>Álcool ou Gasolina?</h1>

<script>

    var tanque = 40;
    var caminhoComGasolina = 480;
    var consumoDeGasolina = (caminhoComGasolina/tanque);
    var caminhoComAlcool = 300;
    var consumoDeAlcool = (caminhoComAlcool/tanque);

        document.write("A média de consumo na Gasolina é de: " + consumoDeGasolina + " km/l");
        document.write("<br>")
        document.write("A média de consumo no Álcool é de: " + consumoDeAlcool + " km/l");

</script>

Eu "criei" meu código desta forma: primeiro coloquei todas as variáveis na parte de cima e depois vim com o document.write separando as 2 com um < br> gostaria de saber se teria algum problema em "criar" meu códigos desta forma ou a (convenção) não permite este tipo de organização?

5 respostas

Creio eu que não tenha problema, eu fiz bem diferente do seu e no final deu a mesma coisa.

Sempre tem outras maneiras de se fazer o código, taí a beleza da coisa, rsrs.

Muito bom, pessoal!

solução!

Oi Symphoriano, eu também tive essa dúvida no começo, tive a sorte de ter um orientador que me explicou que, quanto mais perto a variável estiver perto da parte do código que ela será chamada, melhor para o consumo e desempenho do programa. Se um dia você fizer o curso Arquitetura de sistema aqui da alura, terá a oportunidade de entender até mais aprofundado essa questão. Nesse caso, que o programa é pequeno, tem poucas linhas o problema não é tão grande. Mas a medida que um programa se tornar maior, o desempenho de separar as variáveis das linhas de código, irá se tornar muito mais complexo.

Pois, imagina o seguinte, o computador, quando recebe uma variável, ele armazena essa informação em um local temporário e de rápido acesso, mas esse local tem um espaço limitado. Então a medida que as linhas estão sendo lidas, essas variáveis, todas tem que está armazenadas lá. Como disse, nesse caso, são 5 variáveis. Mas imagina, um programa com 1000 variáveis, 5000 variáveis. Esse local não terá espaço suficiente. Assim, a boa prática é deixar a variável mais próxima ao local que será usada, o possível, assim, o programa vai usando e descartando, se necessário.

Espero ter ajudado...

Muito bom o comentário da Germana, de fato desconhecia essa prática citada. Muito obrigado por compartilhar ;)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software