3
respostas

Ainda não entendi e não vi diferença de criar o site.css sendo que já tenho o bio.css

--------------Segue a página da bio:

<!DOCTYPE html>
<html>
    <head>
        <title>Biografia - João da Silva</title>
        <meta charset="utf-8">
        <link rel="icon" href="favicon.png">
        <link rel="stylesheet" href="bio.css">
        <link rel="stylesheet" href="site.css">
    </head>
    <body>
        <h1>Sobre mim</h1>
        <p>Moro em São Paulo mas atendo clientes do mundo todo. Sou conhecido por fazer produtos de <em>qualidade, durabilidade</em> e que <em>agregam valor</em> para meus clientes.</p>
            <p>Trabalho usando a web como plataforma, ou seja, respiro HTML5, CSS3 e JavaScript (ou melhor: ECMASCript). Crio sites para todos, seguindo as principais diretivas de acessibilidade, responsividade e web semântica, sem descuidar da qualidade de código.</p>

        <h2>Como trabalho</h2>

        <p>Satisfazer meus clientes é prioridade. Para isso, garanto um processo de desenvolvimento altamente interativo, baseado em feedback contínuo. <strong>Não trabalho com escopo fechado</strong>: o cliente é que decide quando o produto está pronto.</p>

        <p>Também não trabalho com prazos fechados:<strong>qualidade é importante demais para ser sacrificada</strong>.</p>

        <h2>Experiência</h2>

        <p>Já desenvolvi projetos para grandes empresas como BMW, UOL e IBM. Neles, o foco principal era entregar uma experiência imersiva e impactante para o usuário final sem descuidar do desempenho e da acessibilidade da página.</p>
        <p>Também já fui contratado para transformar grandes portais, como Terra e G1, em páginas responsivas. Fui responsável por renovar o layout, reorganizar o conteúdo e re-escrever o código de forma mais reaproveitável.</p>

        <h2>Comunidade</h2>

        Procuro repassar meu conhecimento para a comunidade. Para isso, já dei diversas palestras e mantenho um blog.

    </body>
</html>

---------------Agora o arquivo "bio.css":

h1{
    font-size:60px;
    background-color: rgb(120, 30, 60); /*para definir a cor de fundo*/
    color: #FAFFFA; /*para definir a cor do texto*/
    text-align: center; /*para centralizar o texto, no caso o título principal*/
    font-family: "Open Sans", sans-serif; /* para alterar a fonte do texto*/
}
h2 {
    font-size:40px;
    font-family: "Open Sans", sans-serif;
}

-------------Agora em uma certa parte da aula 2 está falando para criar o tal arquivo(site.css) e 'linkar' ele como "bio.html", sendo que não vejo necessidade já que existe o "bio.css". Segue o "site.css":

body {
    font-family: "Times New Roman", serif;
    background-color: #F2FFFC;
}

h1, h2 {
    font-family: "Arial", sans-serif;
}

h1 {
    text-align: center;
    background-color: #851944;
    color: #FFF;
}

p {
    text-align: justify;
}
3 respostas

Fala aí Luciano, tudo bem? Bom, vamos lá.

Acredito que no arquivo site.css existem estilos que são globais no site, ou seja, se aplicam em todas as páginas.

Já no arquivo bio.css são estilos se aplicam apenas a pagina de biografia, assim, separando eles conseguimos importá-los apenas e quando precisarmos.

Espero ter ajudado.

Fala Luciano, é o seguinte:

nas atividades e no seguir do seu curso, você vai ser instruído a criar outras paginas, essas paginas vão meio que se linkar e vão pedir trechos de código e configurações iguais, sim, iguais, mas reescrever código não é interessante nem pra você e nem pro site que vai ficar mais pesado, entende?

pensando nisso, o curso pede para que voce crie um arquivo (o site.css) no qual voce vai colocar qualquer codigo que possa encaixar em qualquer pagina!

enquanto o bio.css, vai ser algo mais especifico, pode não ter agora na parte do curso que você esta, porém, outras paginas vão pedir algo diferente da bio.css, e então voce vai ter que criar outros arquivos .css, no qual eu não vou dar spoiler kkkkk

Boa aula, cara!

O site.css seria para os estilos comuns de todas as páginas, como rodapé, cabeçalho, fonte etc. Já o bio.css seria para estilos específicos da bio.html, facilitando a manutenção de estilos específicos, tendo a certeza de que não terá colateral no resto do site.

Acredito que seja isso