no js raiz eu me dou bem trabalho bem monto meus codigos problema e no dom quando e para interagir ele e a pagina html algum conselho
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
no js raiz eu me dou bem trabalho bem monto meus codigos problema e no dom quando e para interagir ele e a pagina html algum conselho
Segue algumas sugestões:
Uma coisa que demorei para entender foi que JavaScript é JavaScript e que o DOM é o DOM. Segundo a MDN:
O DOM (Document Object Model) é a representação de dados dos objetos que compõem a estrutura e o conteúdo de um documento na Web.
Exemplo disso é o método .querySelector() do objeto document, que faz parte do DOM e não do JS, mas que pode ser acessado usando JS.
Para entender um pouco mais, recomendo dar uma olhada em:
Manipular o DOM fica muito mais fácil quando você conhece os seletores do CSS. Existem várias formas de buscar um elemento no DOM, mas o método .querySelector(), hoje permite usar os mesmos seletores do CSS para fazer buscas.
Você não precisa memorizar todos, mas se aprender a usar os principais, já vai te ajudar bastante quando precisar montar ou pesquisar por seletores mais complexo.
Para entender um pouco mais, recomendo dar uma olhada em:
Exemplo:
Suponha que você tem este código HTML:
<html>
<head>
<title>Login</title>
</head>
<body>
<form>
<input type="email" placeholder="E-mail" />
<input type="password" />
<button type="submit">Login</button>
</form>
</body>
</html>
E você precisa selecionar o input de password. Se você utilizar o console, pode fazer algo assim:
document.querySelector('input[type="password"]');
Depois de apertar enter, só o elemento de input de password vai aparecer no console:
<input type="password" />
Se você passar o mouse por cima do elemento do console, ele vai mostrar para você one está este elemento na página. Isso é legal para treinar como fazer buscas no DOM e a visualizar melhor o que está rolando.
Isso me ajuda muito a tentar buscar um elemento no DOM que não está tão óbvio quando inspeciono o código.