no js raiz eu me dou bem trabalho bem monto meus codigos problema e no dom quando e para interagir ele e a pagina html algum conselho
no js raiz eu me dou bem trabalho bem monto meus codigos problema e no dom quando e para interagir ele e a pagina html algum conselho
Segue algumas sugestões:
Uma coisa que demorei para entender foi que JavaScript é JavaScript e que o DOM é o DOM. Segundo a MDN:
O DOM (Document Object Model) é a representação de dados dos objetos que compõem a estrutura e o conteúdo de um documento na Web.
Exemplo disso é o método .querySelector()
do objeto document
, que faz parte do DOM e não do JS, mas que pode ser acessado usando JS.
Para entender um pouco mais, recomendo dar uma olhada em:
Manipular o DOM fica muito mais fácil quando você conhece os seletores do CSS. Existem várias formas de buscar um elemento no DOM, mas o método .querySelector()
, hoje permite usar os mesmos seletores do CSS para fazer buscas.
Você não precisa memorizar todos, mas se aprender a usar os principais, já vai te ajudar bastante quando precisar montar ou pesquisar por seletores mais complexo.
Para entender um pouco mais, recomendo dar uma olhada em:
Exemplo:
Suponha que você tem este código HTML:
<html>
<head>
<title>Login</title>
</head>
<body>
<form>
<input type="email" placeholder="E-mail" />
<input type="password" />
<button type="submit">Login</button>
</form>
</body>
</html>
E você precisa selecionar o input
de password
. Se você utilizar o console, pode fazer algo assim:
document.querySelector('input[type="password"]');
Depois de apertar enter, só o elemento de input
de password
vai aparecer no console:
<input type="password" />
Se você passar o mouse por cima do elemento do console, ele vai mostrar para você one está este elemento na página. Isso é legal para treinar como fazer buscas no DOM e a visualizar melhor o que está rolando.
Isso me ajuda muito a tentar buscar um elemento no DOM que não está tão óbvio quando inspeciono o código.