1
resposta

Agradar vários tipos de usuário

Olá, achei muito interessante a priorização por atributos. Em meu caso, é de suma importância que os ajustes e implementações agradem o usuário. Mas, e quando temos vários tipos de usuários? Cada um poderia ser uma feature diferente?

Exemplo: No cadastro de produto, temos:

  • O usuário do programa (quem cadastra as informações do produto - tem a maior operação)
  • O usuário da plataforma/canal (quem se alimenta e reflete as informações cadastradas para venda)
  • O usuário final (consumidor - quem consome a informação para comprar ou não o produto)
1 resposta

Olá, Barbara!

No seu caso, como você mencionou, cada tipo de usuário poderia ser considerado uma feature diferente, mas também é importante lembrar que algumas funcionalidades podem ser úteis para mais de um tipo de usuário.

A priorização por atributos pode ser adaptada para a sua situação. Por exemplo, você pode adicionar um atributo para cada tipo de usuário (usuário do programa, usuário da plataforma/canal, usuário final) e avaliar o quanto cada funcionalidade agrada a cada um deles. Isso permitirá que você veja claramente quais funcionalidades são mais importantes para quais usuários.

Para ilustrar, vamos usar o exemplo do cadastro de produto que você mencionou. Suponha que temos a funcionalidade "Adicionar descrição detalhada do produto". Para o usuário do programa, isso pode ser uma tarefa tediosa e, portanto, não agradaria muito. Para o usuário da plataforma/canal, isso pode ser muito útil, pois permite que eles forneçam informações completas para os clientes. Para o usuário final, isso também seria muito agradável, pois eles teriam todas as informações necessárias para tomar uma decisão de compra.

Portanto, nesse caso, você poderia dar a essa funcionalidade uma pontuação baixa no atributo "Agrado ao usuário do programa", uma pontuação alta no atributo "Agrado ao usuário da plataforma/canal" e uma pontuação alta no atributo "Agrado ao usuário final".

Bons estudos!

Barbara, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software