Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Adicionar coração de vida no Freeway

Olá pessoal,

Estou tentando adicionar corações de vida no meu jogo, porém eu coloquei o código e ainda assim os corações não aparecem podem me ajudar? Segue o link do meu projeto https://editor.p5js.org/Nycole_Siqueira/sketches/nQvDBj1yu

3 respostas
solução!

Olá Nycole!

Para fazer com que os corações apareçam, você deve reutilizar o código de inclusão de pontos do seu arquivo carro.js e adicionar/alterar a função incluiPontos, enquanto a incluir pontos do seu arquivo ator.js pode ser removida:

function incluiPontos(){
  textAlign(CENTER);
  textSize(25);
  fill(color(255, 240, 60))
  text(meusPontos, width / 1.2, 28);
  //Corações de vida
  for (let i = 0; i < vida; i++){
    text ("❤️", width / 2 + (i + 1) *20, 20);
  }
}

Esse código é basicamente o mesmo do seu arquivo ator.js, porém a função que é chamada para a tela é somente. a que está na carro.js, deste modo o seu jogo fica assim:

Jogo da vaquinha, mostrando ao topo da tela 3 corações

Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Victor, muito obrigadoo!!!

Deu super certo, obrigado pelo apoio de vocês aqui no forúm me ajuda muitoo sempree!! Só estou com dificuldade por exemplo de fazer os corações voltarem para a tela quando as vidas acabam. :/

Oi Nicole!

Que bom que funcionou para você também. Confesso que fiquei um pouco perdido com a sua ideia e gostaria de entendê-la melhor, para que possamos avançar com o seu projeto.

Você deseja que, ao esgotar os corações, a vaquinha retorne a 3, ou seja, quando faltar apenas 1 vida para a vaquinha, após colidir com o carro, ela voltará a ter 3 corações, correto?

Para isso, será necessário adaptar o seu código novamente e eliminar possíveis confusões. Para isso, criei um novo projeto que pode ser visualizado através do seguinte link:

Nesse projeto, eu voltei a função incluiPontos para o AtorJS, já que a variável vida está nesse arquivo, e fica melhor a lógica.

Seu jogo por enquanto está assim:

Dentro do p5, no jogo da vaquinha, quando ela morre pela terceira vez, são perdidos 3 corações após a colisão. Se ela ficar com apenas um coração, os 3 corações vermelhos voltam a aparecer

Espero ter ajudado de alguma forma, Nycole. Se não era isso que você esperava, peço desculpas e aguardo maiores informações. Abraços!