Olá Maycon
A diferença entre o método AddTransient e o AddScoped está relacionada ao tempo de vida dos objetos criados pelo serviço.
O método AddTransient cria uma nova instância do serviço a cada vez que é solicitado. Isso significa que cada vez que você injetar o serviço em uma classe, uma nova instância será criada. Essa abordagem é útil quando você precisa de uma nova instância do serviço a cada vez, por exemplo, quando o serviço possui um estado que precisa ser reiniciado a cada solicitação.
Já o método AddScoped cria uma única instância do serviço por solicitação HTTP. Isso significa que, durante uma única solicitação HTTP, todas as classes que injetarem o serviço receberão a mesma instância. No entanto, em solicitações HTTP diferentes, uma nova instância será criada. Essa abordagem é útil quando você precisa compartilhar o mesmo estado do serviço entre várias classes durante uma solicitação HTTP, mas deseja que cada solicitação tenha seu próprio estado separado.
Para decidir qual método utilizar, você precisa considerar o contexto em que o serviço será utilizado. Se você precisa de uma nova instância a cada solicitação, utilize o AddTransient. Se você precisa compartilhar o mesmo estado durante uma solicitação HTTP, utilize o AddScoped.
Espero ter ajudado e bons estudos!