Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

"Acessar um objeto pelo terminal com "$0""

O instrutor durante a aula usou "$0" para selecionar o input na aba console do navegador. Como eu não conhecia essa alternativa para seleção, vim até o fórum procurar um tópico que falasse disso. Encontrei o do Júlio Barreto, mas sem resposta. Usei o mesmo título que ele.

Pesquisei rápido pelo Google e encontrei uma explicação no Stack Overflow: https://pt.stackoverflow.com/questions/318119/o-que-representa-0-ao-inspecionar-uma-página

Se entendi corretamente, trata-se de uma variável JS criada pela ferramenta do desenvolvedor para indicar o elemento no qual clicamos ao fazer uma inspeção. Por exemplo, após eu clicar para inspecionar o input de e-mail a aba Elements mostra o elemento selecionado com "==$0" no final.

Imagem estática do formulário que estamos desenvolvendo neste curso aberto no navegador com a janela de ferramentas do desenvolvedor também aberta ao lado. Essa janela mostra na aba "Elements" que o input de e-mail foi selecionado e que a variável "==$" aparece ao fim do elemento input para indicar essa seleção.

Na aba console, chamar pela variável "$0" retorna o elemento que selecionamos sem precisarmos recorrer aos métodos seletores (querySelector, byId, entre outros), como um atalho para selecionar um elemento.

Imagem estática do formulário que estamos desenvolvendo neste curso aberto no navegador com a janela de ferramentas do desenvolvedor também aberta ao lado. Agora na aba "Console", a variável "$0" foi chamada e retornou o input anteriormente selecionado na aba "Elements".

2 respostas

Obrigado pela explicação! :D

solução!

Oi Milena, tudo bem?

Muito obrigada por postar aqui essa sua explicação excelente! Pessoas como você fazem a diferença no fórum quando não conseguimos responder todo mundo, obrigada de verdade!

Irei linkar essa sua resposta na dúvida mencionada.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software