1
resposta

Acerca do funcionamento da criptografia

Como funciona a criptografia dos dados? Visto que ele é criptografado com uma chave pública e é descriptografado com um chave diferente.

1 resposta

Eu estava lendo um artigo que dava o seguinte exemploao acessar um e-comerce e escolher determinado produto ai somos direcionados a uma pagina de pagamento para dar entrada nas nossas informaçoes

por sua vez as informaçoes precisam ser enviadas para um servidor pra que a compra seja dada andamento

Caso esta página não esteja protegida pelo HTTPS, o envio dessas informações fica desprotegido, o que pode torná-lo alvo de uma interceptação hacker cujo objetivo seja roubar estes dados.

ai com o https os dados são encriptados (cifragem) é um processo de transformar uma informação de modo que impossibita sua leita na sua passagem cliente servidor

de modo que com a chave publica do cliente(certificado de seguraça ) somente o servidor ao quel foi requisitada a informação poderá descriptografar os dados enviados e dar continueidade ao processo

claro que isso depende do metodo que está sendo utilizadose simetica ou assimetrica , vou colocar um texto exemplo abaixo; Criptografia Simétrica Conhecida por ser uma chave secreta e atualmente muito utilizada. DES , 3DES , AES e RC4 são apenas alguns dos algoritmos que usam criptografia simétrica.

Sua vantagem está relacionada na agilidade de algoritmos, mas não são tão seguros quanto a criptografia assimétrica, sendo que uma vez utilizada para cifrar a informação, é partilhada entre várias máquinas.

Portanto, a sua forma de usar é bem simples. A chave que é partilhada entre o emissor e o receptor, é usada para cifrar e decifrar.

Criptografia Assimétrica Por outro lado, criptografia assimétrica se trata de uma criptografia de chave pública.

Sua forma de usar, é através de um par de chaves distintas (chave privada e chave pública). A chave pública é utilizada para cifrar (encriptar, “esconder”). A chave privada é utilizada para decifrar (desencriptar, “revelar”).

Por fim, quanto mais complexa a criptografia for, menos chances de ser quebrada. Porém, existem outras possibilidades que influenciam essa segurança, como por exemplo, a capacidade de manter as chaves privadas bem guardadas.

Além disso, a criptografia pode evitar: intercepção, manipulação e falsificação dos dados enviados. Concluindo, a criptografia tem a função de enviar informações sensíveis por um meio seguro.