1
resposta

Accept: application/json / Endpoint ?

Pelo que foi comentado no video, poderiamos passar no header de requisição o tipo de informação que necessitamos no retorno, como por exemplo: Accept: application/json, Mas o backend tem que estar preparado para retornar um JSON correto ? E se passarmos xml e o backend não estar preparado ?

Outra pergunta: No exemplo uma aplicação mobile, faz requisição a outra aplicação(Web Service), isso é chamado de endpoint ?

1 resposta

Seguinte Luiz,

  • O backend precisa, sim, estar preparado pra decodificar tanto o JSON quanto o XML. Se ele recebe os documentos nesse formato e não está preparado ele vai dar erro. Nele você pode dizer que aceita e então, ele não vai rejeitar o documetno assim que bater no backend, mas se ele receber e o backend não estiver configurado para entender "quem" esse documento é, ele vai retornar um erro. A mesma coisa vale para o XML, você manda e se ele tiver o header de accept, ele não vai rejeitar, mas se ele não estiver preparado pra ler esse formato, ele vai dar erro.

Resumo: se você quer que funcione JSON ou XML é preciso configurar a aceitação dele pelo servidor e, depois que o servidor aceitar, é preciso configurar como ele vai decodificar ele

  • Um web service mostrado no curso parece ter um modelo API Restfull. Nesse tipo de aplicação, toda vez que um usuário entra em uma rota, por exemplo: www.awesomesite.com/api/posts o backend vai executar uma função que vai devolver para o cliente alguma informação. É como se o caminho da url fosse uma chamada de função. O endpoint é o caminho de url que dispara essa função. No caso do meu exemplo seria www.awesomesite.com/api/posts<- isso seria o endpoint