Confesso que não sou muito familiarizada com gráficos do excel. E como nunvia feito um histograma e gráfico de dispersão antes, acho que deve está apresentando algum erro ou dados incorrentos. Estou aberta a sugestões.
Confesso que não sou muito familiarizada com gráficos do excel. E como nunvia feito um histograma e gráfico de dispersão antes, acho que deve está apresentando algum erro ou dados incorrentos. Estou aberta a sugestões.
Oii Myrena, bom dia!
Você já deu um passo muito importante ao criar os gráficos, e isso é ótimo. Sobre o que você compartilhou, achei super válido e quero te dar um feedback bem tranquilo, só pra ajudar a melhorar a visualização e interpretação dos dados:
• Gráfico de Dispersão Esse gráfico é usado para mostrar a relação entre duas variáveis. No seu caso, parece que está tentando mostrar como o preço da Marca A se relaciona com a quantidade vendida da Marca A e da Marca B.
Está legal que você colocou as duas marcas com cores diferentes, isso ajuda bastante.
Mas pode dar uma confusão porque o preço que está no eixo de baixo (X) é só da Marca A. A Marca B aparece no mesmo gráfico, mas sem deixar claro de onde vem o preço dela. Se os preços da Marca B forem diferentes, talvez o ideal seja fazer um gráfico separado pra ela.
Uma dica: o título e os nomes dos eixos poderiam ser mais neutros, tipo só "Preço" e "Unidades Vendidas", pra não parecer que está mostrando só a Marca A quando tem dados das duas.
• Histogramas das Marcas A e B O histograma serve pra mostrar quantas vezes um determinado valor (ou intervalo de valores) aparece. Tipo: quantas vezes a Marca A vendeu entre 300 e 320 unidades, por exemplo.
No caso da Marca A, os intervalos no gráfico estão parecendo mais com valores de preço do que com unidades vendidas, então vale checar se os dados colocados são mesmo os de vendas. Pode ser só uma confusão na hora de selecionar os dados.
Com o gráfico da Marca B acontece algo parecido. Ele já mostra uma variação maior entre as colunas, o que é bom, mas também vale conferir se os valores usados são realmente as unidades vendidas.
Uma dica simples: use faixas de valores que façam sentido com as quantidades vendidas, tipo de 250 a 270, 270 a 290, etc. Isso ajuda o gráfico a contar melhor.
Plus: Recomendo que visite a https://support.microsoft.com/pt-br/excel, aqui tem a documentação e várias dicas de como Analisar, entender e visualizar seus dados com facilidade.