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A Raquete oponente sempre não acompanha a bolinha

Pessoal, yudo bem? Fiz tudo certinho e a Raquete Oponente não consegue seguir a bolinha. Já refiz o código e tudo... A única diferença do Professor são as medidas que não conseguir colocar na mesma da dele.. Alguém pode ajudar?? https://scratch.mit.edu/projects/549717785/

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solução!

Oi oi, Kedy! Tudo bem, sim! Espero que esteja tudo bem com você!

Olha só, dei uma olhada no seu código e fiquei intrigada porque a lógica está correta. Dessa forma, verifiquei então os desenhos dos seus atores/sprites e pude perceber que eles não estão alinhados no ponto central da área de desenho, e foi isso que provocou o conflito. A raquete do oponente segue o y da bolinha, mas o desenho não está centralizado e a impressão que passa é que está ocorrendo um erro.

Vou enviar as imagens para exemplificar melhor.

Raquete1

Raquete fora do ponto central do Scratch

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E agora vamos observar a raquete do oponente

Raquete2

Raquete Oponente fora do ponto central do Scratch


Nas duas imagens a raquete aparece muito distante do ponto central (que tem esse formato de alvo), o que deixa os atores/sprites com um comportamento diferente do esperado.

Como corrigir?

Basta você selecionar o ator/sprite e centralizá-lo no ponto central da área de desenho (na aba fantasia).

Por que isso ocorre?

Tanto a área de visualização quanto a área de desenho/fantasia funcionam por meio de um sistemas de coordenadas chamado de plano cartesiano, cada ponto nesse plano é uma espécie de encontro entre os eixos x e y. É o mesmo quando dizemos que a bolinha segue o eixo x e y, estamos falando na verdade sobre as coordenadas no plano cartesiano , ou seja, o ponto em que os eixos x e y se cruzam. Mas como isso funciona no Scratch?

Como funciona o plano cartesiano no Scratch?

Na área de visualização do Scratch, para que a gente consiga localizar nosso Sprite/Ator, há um plano cartesiano com diversas coordenadas. Olha só como o plano cartesiano aparece no Scratch (basta selecionar o palco/background "xy-grid" em "selecionar cenários")


Imagem com Plano cartesiano no Scratch


Na imagem há uma "linha horizontal", essa linha é o nosso eixo x, e a linha que vai do topo até embaixo é o nosso eixo y. Dessa forma, quando a bolinha vai esquerda ou direita, ela percorre o eixo x. Por outro lado, quando ela caminha para cima ou para baixo, ela está percorrendo o eixo y.

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Vou deixar alguns links para estudo com mais informações sobre o sistema de coordenadas do Scratch e também sobre o plano cartesiano:

O Que é Plano Cartesiano?

Coordinate System (Documentação oficial do Scratch sobre Sistema de Coordenadas)

Espero que tenha ajudado, se houver mais dúvidas, só chamar aqui :)

@camila.pessoa, meu amooor.. Muito obrigadaaa! Funcionou perfeitamente, haha.

Ahh, melhor notícia do dia, Kedy! Tô muito feliz mesmo!

Não esquece de continuar compartilhando seu desenvolvimento com a gente! <3

Um abração e bons estudos!!!