1
resposta

A MELHOR ESCOLHA PARA UM SWITCH ROOT

Achei estranho que a primeira prioridade para escolher o switch root seja o endereço MAC. Então os switches mais robustos tem o MAC menor de fabrica? Também não consigo imaginar que o ROOT não seja aquele que não esteja diretamente conectado da internet ou do roteador por exemplo. Creio que a definição de root deva ser tomada pela importancia dele dentro do organograma de switches.

1 resposta

Olá Anderson, tudo bem?

Desculpe pela demora no retorno!

Esse padrão de escolha do root para o STP é determinado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) sob o código 802.1D.

Basicamente, ele funciona assim mesmo. Quando os Switches são conectados, todos eles se consideram o root. Aí, como se fosse um político em uma propaganda política, todos passam a divulgar suas informações para verem qual é o melhor, no caso gerar e enviar Bridge Protocol Data Units (BPDUs) a cada 2 segundos, ou hello timer.

Representação de dois Switches conectados com balões de fala, onde o primeiro diz: "Olá sou o Root minha prioridade é 32768 e o meu MAC é 0000.0000.000a", já o segundo Switch fala: "Olá sou o Root minha prioridade é 32768 e o meu MAC é 0000.0000.000b"

Dessa forma, vence a eleição o Switch quem possuir o menor Bridge ID que por sua vez, é composto pelos campos de Bridge Priority e o endereço MAC. Por padrão a prioridade de escolha dos Switches é o com menor Bridge Priority (prioridade) e, em caso de empate, vence o root que possui o menor endereço MAC.

Representação de dois Switches conectados com balões de fala, onde o primeiro não diz nada e o segundo: "Ok você é o Root pois a sua prioridade é 32768 e o seu MAC 0000.0000.000a. Bloquearei um dos caminhos redundantes para evitar que ocorra loop na rede"

Aí realmente pode sugir esse ponto que você trouxe, ao utilizar o Switch com endereço MAC menor, eventualmente ele pode ser o Switch mais antigo, afinal o endereço vai sendo atribuído na medida em que os produtos são fabricados.

Dessa forma, procurei saber o que ocorre nesses casos em que se deseja utilizar um Switch mais robusto como root. Encontrei que o administrador de rede pode alterar o Bridge Priority. Ele é 32.768 por padrão, mas que pode ser configurado para múltiplos de 4096.

Inclusive encontrei nesse artigo que é uma boa prática configurar o Switch mais robusto da rede como Root, justamente por questões de posição privilegiada na rede, melhor arquitetura ou processamento.

Essa configuração pode ser feita com o comando stp root primary ou com stp priority 4096 (sempre com valores múltiplos de 4096)


Excelente observação a sua Anderson! Muito bom, pois foi um ponto que não me atentei e me deixou intrigada para pesquisar.

Parabéns pelo empenho!

E qualquer coisa, estamos à disposição!

Bons estudos 😄

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software