Olá Anderson, tudo bem?
Desculpe pela demora no retorno!
Esse padrão de escolha do root para o STP é determinado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) sob o código 802.1D.
Basicamente, ele funciona assim mesmo. Quando os Switches são conectados, todos eles se consideram o root. Aí, como se fosse um político em uma propaganda política, todos passam a divulgar suas informações para verem qual é o melhor, no caso gerar e enviar Bridge Protocol Data Units (BPDUs) a cada 2 segundos, ou hello timer.
Dessa forma, vence a eleição o Switch quem possuir o menor Bridge ID que por sua vez, é composto pelos campos de Bridge Priority e o endereço MAC. Por padrão a prioridade de escolha dos Switches é o com menor Bridge Priority (prioridade) e, em caso de empate, vence o root que possui o menor endereço MAC.
Aí realmente pode sugir esse ponto que você trouxe, ao utilizar o Switch com endereço MAC menor, eventualmente ele pode ser o Switch mais antigo, afinal o endereço vai sendo atribuído na medida em que os produtos são fabricados.
Dessa forma, procurei saber o que ocorre nesses casos em que se deseja utilizar um Switch mais robusto como root. Encontrei que o administrador de rede pode alterar o Bridge Priority. Ele é 32.768 por padrão, mas que pode ser configurado para múltiplos de 4096.
Inclusive encontrei nesse artigo que é uma boa prática configurar o Switch mais robusto da rede como Root, justamente por questões de posição privilegiada na rede, melhor arquitetura ou processamento.
Essa configuração pode ser feita com o comando stp root primary
ou com stp priority 4096
(sempre com valores múltiplos de 4096)
Excelente observação a sua Anderson! Muito bom, pois foi um ponto que não me atentei e me deixou intrigada para pesquisar.
Parabéns pelo empenho!
E qualquer coisa, estamos à disposição!
Bons estudos 😄