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A função "incluiPlacar" dá erro

Mesmo com a variável lá em cima na função "draw( ) " toda certa dá erro no "Console" , que diz 'ReferenceError: incluiPlacar is not defined

function draw() { background(0); mostraBolinha(); //movimentaBolinha(); verificaColisaoBorda(); mostraRaquete(xRaquete, yRaquete ); movimentaMinhaRaquete(); verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete); colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(); mostraRaqueteOponente( xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); //movimentaRaqueteOponente(); verificaColisaoRaquete (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); incluiPlacar();

function incluiPlacar() { fill(255); text(meusPontos, 278, 26); text(pontosDoOponente, 321, 26); }

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Ola Laura, tudo bem? tenta colocar esse código no lugar:

function draw() { 
  background(0); 
  mostraBolinha(); 
  movimentaBolinha(); 
  verificaColisaoBorda(); 
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete ); 
  movimentaMinhaRaquete(); 
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete); 
  colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(); 
  mostraRaqueteOponente( xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); 
  movimentaRaqueteOponente(); 
  verificaColisaoRaquete (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); 
  incluiPlacar();
}

function incluiPlacar() { 
  fill(255); 
  text(meusPontos, 278, 26); 
  text(pontosDoOponente, 321, 26); 
}

ou se não funcionar, mando o link ou o projeto inteiro para eu dar uma olhada.

Espero ter ajudado.

Oi Leonardo,

não deu certo :/

Aqui o link, assim serve?

Acho que deu erro no link Laura :(

Ola laura, Deu certo sim, vamos la:

Primeiro erro que eu indentifiquei foi :

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

Esta faltando um } na função movimentaRaqueteOponente().

O segundo erro foi que tinha um } lá em baixo no seu código perdido:

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

e por fim :

function incluiPlacar() { 
  fill(255); 
  text(meusPontos, 278, 26); 
  text(pontosDoOponente, 321, 26); 
}

text(pontosDoOponente,321,26) o nome da variavel é pontosOponente.

do jeito certo ficaria:

function incluiPlacar() { 
  fill(255); 
  text(meusPontos, 278, 26); 
  text(pontosOponente, 321, 26); 
}

Aqui em baixo esta seu código funcionando:

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

//placar do jogo
let meusPontos = 0 ;
let pontosOponente = 0 ;



function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() { 
  background(0); 
  mostraBolinha(); 
  movimentaBolinha(); 
  verificaColisaoBorda(); 
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete ); 
  movimentaMinhaRaquete(); 
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete); 
  colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(); 
  mostraRaqueteOponente( xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); 
  movimentaRaqueteOponente(); 
  verificaColisaoRaquete (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); 
  incluiPlacar();
}


function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width || xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){  
  rect( x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura)

}

function mostraRaqueteOponente(){  
  rect( xRaqueteOponente, yRaqueteOponente, raqueteComprimento, raqueteAltura)
}

function movimentaMinhaRaquete() {
    if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
        yRaquete -= 10;
    }
    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
        yRaquete += 10;
    }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento
     && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(x, y){
  colidiu = 
      hit = collideRectCircle(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha += -1;
  }
}



function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento /2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

function incluiPlacar() { 
  fill(255); 
  text(meusPontos, 278, 26); 
  text(pontosOponente, 321, 26); 
}

Espero ter ajudado!

Leonardo funcionou!!! :D MUUUUITO Obrigada!

Denadaaaa, fico feliz em ter ajudado!!! eu que agradeço :)) se puder Laura, coloca que o tópico foi solucionado para ajudar outras pessoas que estão passando pelo menos problema

Oiiii!! Apenas passando para agradecer, estava com o mesmo problema e consegui resolver com sua explicação. Muito obrigada, Leonardo! Bons estudos para nós :D

Oiii Sâmela, Fico feliz em ter ajudado :) isso ai, otimos estudos pra nos!