4
respostas

A bolinha gruda na raquete adversária

O jogo está funcionando relativamente bem, mas em determinado momento a bolinha gruta na parte superior da raquete do adversário e começa a contabilizar pontos disparadamente. Já fiz todas as alterações que vi aqui no forum, como centralizar os atores, tirar bordas, mudar posições, etc.

https://scratch.mit.edu/projects/558882347

4 respostas

Olá YesWeCode, como vai?

Caramba, seu jogo ficou bem legal adorei suas personalizações, parabéns!!

Esse bug é bem comum de acontecer no Scratch mesmo, mas vou te mostrar algumas coisas que podem te ajudar a minimizar as chances de acontecer esse problema, beleza?

1 - Aumentando o tamanho da bolinha

Uma das alterações que podemos fazer é aumentar o tamanho da bolinha para que ela tenha uma área de contato maior e com isso evite de ficar agarrando na borda da raquete.

Para isso você vai selecionar a Bolinha, ir na aba Fantasias e aumentar o tamanho da bolinha puxando em uma de suas extremidades.

Indicação de aumento de tamanho da bolinha

Depois de aumentar o tamanho da bolinha talvez seja preciso ajustar novamente a centralização dela, beleza?

2 - Ajuste da contagem de pontos

Como aumentamos o tamanho da bolinha, vamos precisar ajustar também o sensor de pontuação, vamos fazer isso em duas etapas.

• Primeiro vamos ajustar os valores de x para -227 e 227, para que a pontuação volte a ser identificada. Esses valores vão variar de acordo com o tamanho da bolinha que você fizer, eu fui testando até encontrar um valor bacana, se você quiser pode personalizar e alterar esses valores, é só arrastar a bolinha para perto da borda, ver uma distância que você queira e alterar no código, beleza?

• Outra questão aqui que podemos melhorar é que as vezes a bolinha passa por trás da raquete e isso conta vários pontos, para resolver essa contagem de pontos múltiplos podemos inserir um controle espere 1 seg nos blocos de código de pontuação. Isso fará com que o jogo espere 1 segundo antes de contabilizar um novo ponto e vai solucionar esse problema.

Os blocos de código ficariam assim:

Indicação de pontuação e comando temporizador

Pronto, fazendo essas alterações já vai melhorar bastante o funcionamento do seu jogo e ele vai ficar ainda mais bacana. Testa aí e depois me fala se deu certo.

Se tiver alguma dúvida é só mandar por aqui. Bons estudos =)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Passei pelos mesmos problemas, fiz as alterações recomendadas, mas não resolveu. Parece que existe um delay na imagem quando está em movimento. Percebi também que a leitura dos pontos do eixo "X", não são perfeitamente lidos devido ao delay. Acho que cabe melhoria no Scratch.

Oi George, como vai?

Geralmente esses problemas de posicionamento tem a ver com a centralização dos atores.

Se você quiser pode abrir um novo tópico aqui no fórum com o link do seu projeto pra gente dar uma olhada e te ajudar a resolver esses problemas.

Para habilitar o compartilhamento do seu jogo é só, com seu projeto aberto, ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.

Barra superior do scratch assinalando o botão de compartilhar

Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar no tópico do fórum que você abrir pra gente conseguir dar uma olhada, beleza?

=)

Oi pessoal, boa noite :)

Para corrigir o erro da bolinha presa na raquete eu peguei a posição x e y onde ela trava, e coloquei para a bolinha ir para outra posição quando chegasse nesta coordenada, assim "corrige" o erro.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Se tiver dúvida segue o meu projeto para dar uma olhada: https://scratch.mit.edu/projects/565822243/

Obrigado!