Olá YesWeCode, como vai?
Caramba, seu jogo ficou bem legal adorei suas personalizações, parabéns!!
Esse bug é bem comum de acontecer no Scratch mesmo, mas vou te mostrar algumas coisas que podem te ajudar a minimizar as chances de acontecer esse problema, beleza?
1 - Aumentando o tamanho da bolinha
Uma das alterações que podemos fazer é aumentar o tamanho da bolinha para que ela tenha uma área de contato maior e com isso evite de ficar agarrando na borda da raquete.
Para isso você vai selecionar a Bolinha, ir na aba Fantasias e aumentar o tamanho da bolinha puxando em uma de suas extremidades.
Depois de aumentar o tamanho da bolinha talvez seja preciso ajustar novamente a centralização dela, beleza?
2 - Ajuste da contagem de pontos
Como aumentamos o tamanho da bolinha, vamos precisar ajustar também o sensor de pontuação, vamos fazer isso em duas etapas.
Primeiro vamos ajustar os valores de x para -227
e 227
, para que a pontuação volte a ser identificada. Esses valores vão variar de acordo com o tamanho da bolinha que você fizer, eu fui testando até encontrar um valor bacana, se você quiser pode personalizar e alterar esses valores, é só arrastar a bolinha para perto da borda, ver uma distância que você queira e alterar no código, beleza?
Outra questão aqui que podemos melhorar é que as vezes a bolinha passa por trás da raquete e isso conta vários pontos, para resolver essa contagem de pontos múltiplos podemos inserir um controle espere 1 seg
nos blocos de código de pontuação. Isso fará com que o jogo espere 1 segundo antes de contabilizar um novo ponto e vai solucionar esse problema.
Os blocos de código ficariam assim:
Pronto, fazendo essas alterações já vai melhorar bastante o funcionamento do seu jogo e ele vai ficar ainda mais bacana. Testa aí e depois me fala se deu certo.
Se tiver alguma dúvida é só mandar por aqui. Bons estudos =)
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!