10
respostas

A bolinha fica presa na raquete do oponente.

O Jogo funciona mas, a bolinha continua prendendo na raquete do oponente quando eu coloco posição y - 50 se coloco mais do que - 50 o jogo fica muito fácil, e a bolinha ainda fica um pouco presa não acontece um movimento natural quando rebato ela de volta.

Onde devo estar errando? Estou cogitando não compartilhar o jogo e prosseguir com as próximas etapas do curso, acho que já concentrei tempo demais no projeto.

10 respostas

Olá Rodrigo, tudo bem?

Sinto muito que está com esse problema! Recomendo que você veja esse Para Saber Mais: Bolinha presa na raquete?, isso pode te ajudar a arrumar esse problema! Também é uma boa opção ir vendo os passos que você seguiu e onde esse erro começou a aparecer, fazendo isso você pode descobrir onde está o erro.

Caso você não consiga resolver o problema, peço que envie o link do seu projeto. Dessa forma posso te ajudar de modo mais assertivo.

Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Bom dia Maria, eu estive olhando o código que a Laís utilizou: Bolinha presa na raquete:

function bolinhaNaoFicaPresa(){ if (XBola - raio < 0){ XBola = 23 } }

Só que ainda estou com algumas dúvidas. Ainda não consegui identificar em que posição devo colocar aquela função, e como passar os valores para essas variáveis. Como faço para gerar o link do scratch para envia-lo para você aqui?

Oi Rodrigo, tudo certo?

Para enviar o link do seu projeto é só seguir os passos abaixo:

1. Com o projeto aberto, na parte superior da tela ao centro clique em: compartilhar;

Imagem do Scratch, que mostra o botão compartilhar no canto superior direito da tela, na cor laranja

2. Você será redirecionado para outra página, nela clique no canto inferior direito em "Copiar link", que está ao lado do botão "Adicionar ao Estúdio";

Imagem do Scratch, que mostra o botão Copiar o Link, no canto inferior direito da tela, na cor roxa

3. Pronto, é só você colar o link aqui e enviar!

Bom dia, tudo bem e contigo?

Certo ok, obrigado pelo direcionamento.

Aqui esta o link do meu projeto:

https://scratch.mit.edu/projects/886490207

Bom dia Maria Eduarda, tudo bem?

Espero que sim, bom eu gostaria de saber se você teria alguma resposta, instruções após visualizar o link do meu projeto.

Para que eu possa dar continuidade no meu curso.

Agradeço desde já, tenha um bom dia.

Olá Rodrigo, como você está?

Agradeço pela sua paciência enquanto esperava pela resposta!

Analisei o seu projeto e gostaria de fazer algumas considerações que acredito que podem ser úteis para você:

Em primeiro lugar, é importante entender que, ao trabalhar com o Scratch, é comum que, ao criar as raquetes e a bola, você possa acabar usando proporções diferentes das do instrutor. Isso significa que muitas partes do código podem precisar de testes e ajustes nos valores para se adequar melhor ao seu jogo.

Para resolver esse problema em seu código, você pode fazer a seguinte alteração:

Imagem dos blocos de código responsáveis pro controlar o movimento do ator bolinha.

Na parte do código em que está escrito "Mova 12 passos", sugiro que você ajuste esse valor para "Mova 10 passos". Essa alteração fará com que a bola não fique mais presa na raquete do oponente. Após essa mudança, você pode perceber que vai sempre marcar pontos contra o oponente. Para aprimorar ainda mais esse aspecto, você pode experimentar alterar o valor de 51 para 40, conforme a sua preferência.

É importante destacar que esse tipo de "erro" é bastante comum devido às diferenças nas proporções. Ao analisar o seu projeto, fica evidente que você compreendeu muito bem os conceitos e conseguiu aplicá-los ao seu jogo. Com todo esse esforço e os resultados alcançados, após fazer essas alterações, você estará preparado para continuar o curso! Tenho certeza de que você vai gostar muito de criar o jogo na versão com JavaScript. Parabéns pela sua dedicação. Caso tenha dúvidas, estou à total disposição.

Abraços e bons estudos!

Bom dia Maria Eduarda, tudo bem?

Espero que sim fiz as alterações sugeridas, está funcionando melhor ainda tem uns bugs mas está melhor do que antes.

Tenho mais uma dúvida lá no começo do curso foi mostrado como uma aluna compartilhou o projeto finalizado no Linkedin, eu já fiz o download do projeto mas não possuo o aplicativo ou programa necessário para acessa-lo poderia me orientar para compartilhar o projeto dessa mesma forma?

Tenha uma boa semana.

A minha pra reseolver eu coloco a raquete mais larga, e afastada da borda ou bemn encostada.

Olá, Rodrigo! Como você está?

Para compartilhar o seu projeto no LinkedIn, você pode compartilhar o link dele e, em seguida, adicionar um GIF ou vídeo que demonstre como o jogo se comporta. Não se esqueça de incluir hashtags relacionadas ao seu projeto e de marcar a Alura.

Espero encontrar seu projeto por lá!

Espero que essas sugestões tenham sido úteis. Se precisar de mais ajuda, estou à disposição.

Abraços!

Bom dia, agradeço pelas dicas Zamir e a você também Maria Eduarda obrigado pela atenção.

Tenham um bom dia.

Abraços.