Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

A bolinha fica presa entre a parede e a raquete

A bolinha fica "presa" entre a parede e a raquete e soma pontos. Já arrumei o tamanho das raquetes e da bolinha, centralizei todos os atores, mudei a distância entre a raquete e a parede, já coloquei a raquete com bora e sem borda, mas se eu deixo o jogo rolar sem mexer minha raquete, chega uma hora que dá um bug e a bolinha fica presa na raquete e os dois descem e ficam presos no canto inferior. Se eu estou mexendo a minha raquete e a bolinha pega na quina da raquete ás vezes também fica presa.

https://scratch.mit.edu/projects/847382512/

1 resposta
solução!

Oi, Danessa! Tudo bem?

O bug mencionado tem uma ocorrência muito comum no Scratch e para solucionarmos esse problema podemos fazer algumas adições ao nosso código.

Devemos adicionamos ao código responsável pela pontuação a seguinte lógica: quando a bolinha bater na parede (posição x for menor -229 ou for maior que 229), o som de ponto é tocado imediatamente, entretanto o programa esperará 0.5 segundo e conferirá se a posição da bolinha permanece no mesmo lugar, conferindo assim se ela está presa na raquete. Caso ela permaneça naquela posição, presa na raquete, o programa irá adicionar um valor à posição x da bolinha, libertando-a, caso não, irá então adicionar 1 ponto ao placar.

Dois blocos de código coloridos em um plano de fundo branco. Print de tela do Scratch.

Entretanto, mesmo seguindo a mesma lógica, podemos definir diferentes formas de libertar a bolinha, outra forma bastante eficiente é ao invés de utilizar o comando adicione 20 a x e adicione -20 a x, utilizarmos o comando vá para x:0 y:0. Dessa forma, outra maneira de lidar com o problema é deixar essa parte do código como é mostrado abaixo:

Dois blocos de código coloridos em um plano de fundo branco. Print de tela do Scratch.

Espero ter ajudado na compreensão do problema. Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓