Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

3 principais vantagens de se utilizar uma ferramenta para desenvolver um modelo lógico

Na resposta "Representação de requisitos " a utilização da modelagem UML já provê aos seus usuários uma linguagem unificada independente da utilização da ferramenta.

2 respostas
solução!

Caro Alfredo,

Excelente esta reflexão que você postou sobre a independência da utilização da modelagem UML de maneira independente do uso de uma ferramenta.

De fato, apesar das diversas vantagens do uso de uma ferramenta que vimos ao longo de nosso curso para representação de modelos em UML, podemos de maneira muito simples como também vimos em nosso curso de introdução a UML aplicar a sintaxe e semântica da UML "num quadro branco com pilot" e/ou "pedaço de papel" para comunicar, especificar e representar um modelo sem perda de conteúdo.

Isto tudo é possível pelo fato da UML definir uma notação e um metamodelo.

Neste contexto, caso alguém queira usar a linguagem UML estritamente conforme previsto numa ferramenta específica que gere códigos a partir de um modelo, então terá que aderir a forma de interpretação desta ferramenta da UML para gerar um código aceitável.

E isto, direciona o usuário da ferramenta a seguir um caminho de aplicação de modelagem UML. O que na essência não precisaria ocorrer, pois a UML não é uma metodologia.

Em suma, fazendo uma analogia com o mundo DEV você poderia considerar que a UML está para a elaboração de modelos lógicos, assim como os algoritmos está para a programação.

Espero ter contribuído para a interessante reflexão que você abriu neste tema.

Bons estudos!

Oi Alfredo,

Se o professor te instruiu adequadamente, marque como resolvida a questão!

Caso contrário, conta com a gente para aprofundar o debate!

Abraços,

FA

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software