Boa tarde. Gostaria de saber o que é o setter do @cliente.setter e dos demais que não foram explicados nem no vídeo, nem no complemento.
Gostaria de saber também , como o 'avanca', vai avançar se o self.__tipo não é igual a 'NOVO' ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde. Gostaria de saber o que é o setter do @cliente.setter e dos demais que não foram explicados nem no vídeo, nem no complemento.
Gostaria de saber também , como o 'avanca', vai avançar se o self.__tipo não é igual a 'NOVO' ?
Olá Otávio. Você fez o primeiro curso de Design em Pattern em Python?
Bem, no primeiro módulo você aprendeu o @Property. Segue o link do capítulo
https://cursos.alura.com.br/course/design-patterns-python/task/9652
Como não sei quando você fez essa treinamento, vou refrescar sua memória.
Então, quando usamos @Property ativamos a leitura para o atributo da classe. Beleza? Mas se quisermos ter apenas de escrita também? É por isso que criamos um método e usamos o decorator nomeDoAtributo.setter:
@property
def cliente(self):
return self.__cliente
@cliente.setter
def cliente(self, cliente):
self.__cliente = cliente
Agora você pode ler e escrever em cliente como se fosse um atributo de classe.
Eu terminei o curso de design pattern 1 este final de semana, e quando fiz a parte de decorator, não me recordo de ter visto nenhum setter. Mas de qualquer foma obrigado
Pois é, o complemento da explicação tá meio escondido nesmo.
Mas você pegou o conceito?
Peguei sim, basicamente, quando queremos além da leitura também a escrita de um método usando esse decorator, correto ?