1
resposta

Webpack vs Gulp

Pelo que estou entendendo até agora acerca das aplicações do Webpack, esta ferramenta me parece ser bastante semelhante à certos builders como no caso do Gulp. Através do Gulp também é possível rodar comandos específicos para concatenar ou minificar arquivos, e até mesmo rodar sistemas de servidores locais como o browser-sync ou pré processadores CSS como o SASS.

Desta forma me vem uma dúvida: Quais as maiores diferenças entre o Webpack e ferramentas como por exemplo o Gulp? Quais as vantagens do Webpack? E quando se deve escolher utilizar um ou outro dentro de um determinado projeto?

1 resposta

Olá, Lucas! Tudo bem?

Realmente, a forma de se trabalhar com os dois pode ser semelhante, mas os objetivos dos dois são diferentes.

O Gulp é feito para rodar tarefas, o que o torna flexível para inclusive ser usado em casos como os citados por você. Já o Webpack tem um objetivo bem definido: bundling. Em bundling, agrupamos arquivos que se relacionam como módulos e dependências em arquivos estáticos.

Claro, deve se escolher Gulp para tarefas no geral, mas especificamente como bundler eu acredito que hoje é melhor sempre dar prioridade ao Webpack por causa da aceitação do mercado, da capacidade de escalabilidade e do crescimento da ferramenta.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software