Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Watson e IA / Cognitivo

Ola pessoal, tudo bem?

Gostaria de utilizar este espaço para tirar uma dúvida, acho que conceitual. Na internet existem vários produtos parecidos com o Watson, digo, chatbots. Alguns até parecidos com a estrutura de trabalho do Watson. Olhando bem, todos , incluindo o Watson, parecem algo de pergunta e respostas, isto é, eu coloco possíveis perguntas (dentro de um contexto por exemplo produtos) e qual seria a resposta, isto é, ensino o bot. Em alguns casos, quando o bot não sabe ele responde dizendo que não sabe deixando a pessoa com a mesma sensação que aqueles menu de telemarketing, restrito apenas as opções.. sendo guiado / forçado a seguir um caminho. Muito se fala do Watson como um produto inteligente, inteligencia artificial etc.. mas olhando assim, ele como muitos outros, parece que ele faz apenas o que eu restritamente ensino a ele.. Já ouvi algumas pessoas dizendo que o Watson é inteligente, que ele "aprende" meus processos etc.. e na minha cabeça eu imaginava algo como: Eu jogo um documento com alguns temas e ele aprende sobre aquilo sozinho ou até mesmo pesquisa na Internet para saber, sem eu ter que dizer: Para esta pergunta a resposta é esta.. para aquela a resposta é esta.. enfim. Logo, não consigo entender qual é o grande diferencial do Watson para os demais produtos, isto é, todos são um produto de perguntas e respostas, ou melhor, um automatizador de respostas: Ele só responde o que eu estritamente dizer a ele.. se eu cadastrar uma pergunta do tipo: Quanto custa o computador? e o cliente digitar: Quanto custa este PC? ele não saberá responder até que eu diga a ele que computador = Pc também. É isso mesmo pessoal? ou existe algum complemento do Watson que não foi dito no curso que o torna Inteligente de verdade? Obrigado.

1 resposta
solução!

Olá Murilo, :)

sobre o Watson, e na minha opinião, pelo o que eu já aprendi e usei até agora com essa e outras tecnologias de IA, o diferencial é que ele apresenta uma interface amigável para o usuário final. Em outros serviços de chatbot, por exemplo, ou não temos algo visual para trabalhar, ou temos que criar a estrutura que vemos no Watson e populá-la via código, o que inclusive adiciona complexidade ao produto.

Sobre os bots seguirem um caminho restrito de perguntas e respostas, diria que isso é um fato, os bots são compostos, entre outras coisas, por programas que procuram entender e interpretar a nossa linguagem, o que os ajuda a pegarem pequenas variações, mas isso definitivamente não funciona como a gente funciona, ou melhor, o nosso cérebro, então o que esses algoritmos fazem, no fundo, é ainda converter a nossa linguagem humana em 0 e 1 e, via regras estatísticas, dar uma resposta baseada nesse cálculo.

Sobre a pergunta do PC é isso mesmo, ao fazermos isso, dizendo que computador = PC estamos "populando" essas regras do bot, criando um dicionário de sinônimos, e isso é algo necessário no estado em que a tecnologia de IA se encontra.

Ainda, e falando de modo pessoal (muitas pessoas podem discordar), acho complicado compararmos inteligência humana com inteligência de máquina. A IA surgiu de nós e por nós para tentar aproximar as máquinas de uma estrutura bem complexa e criativa que é o nosso cérebro. Isso dá uma boa discussão, inclusive esses termos "Inteligente de verdade?", será que conseguimos medir isso - o que assumimos como verdade, etc. Por enquanto, eu diria que não, essas máquinas ainda precisam de muito para alcançar o nosso cérebro. Se quiser saber mais, há textos interessantes de Kurt Gödel e Alan Turing sobre isso ^^.

E só para complementar, hehe, por enquanto, diria que o mais próximo que conseguimos chegar da máquina resolver algo sozinha é pelo uso de Deep Learning, talvez você se encontre mais nessa vertente de IA do que nas outras.

Por mais pessoal que tenha sido a resposta, espero ter esclarecido um pouco a sua dúvida, e, qualquer coisa, só voltar aqui, o/.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software