2
respostas

Visão versus Prática

A pesquisa sobre o estilo da liderança traz a opinião racional a respeito, por esse motivo o democrático se destacou no resultado.

Será muito enriquecedor levantar desse publico que respondeu à pesquisa aquele que trabalha ou trabalhou pelo menos 3 anos (um tempo razoável para criar um ponto de vista) e com aqueles que estão na gerencia ou diretoria.

Acho que o gráfico poderá ter grandes oscilações.

Veja, cito como exemplo o governo federal, quando tratamos do movimento esquerdista e o da direita. São extremos, cada qual com seu perfil e ideologia. A meu ver, assim que o PT foi retirado do poder, Bolsonaro e Paulo Guedes tiveram que ser firmes em suas decisões, de forma autocrática para colocar rumo na economia do país, não havia mais espaço para diálogos, cito aqui a Reforma da Previdência. O processo em si é democrático pelo formato da constituição, dentre os poderes, desde a votação à sua aprovação, todavia, a ideologia foi imposta de forma emergente para o país ter prestígio pelos investidores e recuperação econômica.

Por esse dizeres desconfio que o resultado da pesquisa não é assertivo sob a opinião alheia, sem o nicho específico conforme citei acima.

2 respostas

Boa tarde, Marcelo

Obrigada pelo comentário. Você tem razão em questionar sempre os conteúdos apresentados.

Realmente é possível que se a pesquisa fosse feita com uma amostragem diferente assim como você disse (profissionais há pelo menos 3 anos no mercado de trabalho), os resultados fossem diferentes.

Porém o estudo que o instrutor cita tinha como foco falar a respeito do tipo de líder que os jovens da geração Z que já estão na faculdade buscam nesse momento. Dentro desse nicho, o resultado foi o de que os melhores líderes seriam os democráticos.

Acredito que a opção por citar essa pesquisa durante o curso foi mostrar uma base atual indicando uma tendência para o profissional que quer se manter alinhado às expectativas do mercado.

Bons estudos!

A política brasileira não é o melhor exemplo para ser usado para liderança. Em nenhuma época. Nesse caso entra menos os conceitos de liderança e mais os acordos baseados nos interesses pessoais. Lembrando que esse tipo de projeto não passa pelo bom exemplo de liderança, e sim pela quantidade de dinheiro disponibilizada para quem vai votar a pauta. Quando falamos das novas lideranças é um mundo diferente do citado. É um mundo VUCA: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Pessoas que estão interessadas no usuário, na escalabilidade, na saúde financeira da empresa, no impacto social do produto. E na estatística quando você compara banana com tijolo tente mesmo a perceber esse tipo de oscilação. Usar exemplos assim é sempre complicado pq cai mais na crença do que na ciência.