1
resposta

# Visão > Janela de Johari

A Janela de Johari está atrelada ao processo de Inteligência Emocional em que toda pessoa procura desenvolver seu autoconhecimento seja através de fatores pessoais ou por fatores ligados aos que os outros sabem sobre ela e com isso buscar a melhor forma de agir de forma consciente diante de situações ou contextos condicionando assim seus comportamentos. Em seguida, a Janela aborda 4 quadros seguintes dentro dessa abordagem de inteligência emocional no filme O Discurso do Rei:

Situação1 : Área aberta (Eu sei e os outros também sabem)
O filme abordou a cena do discurso público em que todos ali sabiam da gagueira de Bertie; Ele já sabia dessa sua limitação de oratória; Postura profissional inibida diante das pessoas. O segredo não era exclusivo, já era de domínio público. Ressalta-se que nem sempre a situação vivida pelo personagem reflete a regra dessa área que geralmente atrepa-se também a pontos positivos ou atitudes positivas como assertividade na comunicação com os clientes ou demais pessoas.

Situação 2.: Área Cega (Eu não sei, mas os outros sabem, percebem)
No contexto do filme, todos percebem menos ele da sua insegurança transmitida por sua postura profissional ao falar o que afetava muito a sua autoconfiança e sua imagem como futura liderança. Frise-se que também não está atrelada apenas a situações/condições negativas.

Situação 3: Área Oculta (Eu sei, mas os outros não sabem, percebem)
No filme, o personagem está ciente dos problemas enfrentados desde a infância mas os outros não sabiam desses detalhes. Diante disso, tais medos afetariam suas decisões de assumir novos desafios como ser Rei o que acaba levando a procurar ajuda profissional.

Situação 4. Área Desconhecida (Nem eu sei, nem os outros sabem/percebem)
Tal processo de autoconhecimento foi despertado durante a ajuda profissional em que o personagem descobre seus potenciais, desenvolver competências por meio de feedback e aprimora sua capacidade limitante de tomada de decisões.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Anderson. Tudo bem com você?

Você conseguiu aplicar corretamente cada uma das quatro áreas ao contexto do personagem principal, mostrando um bom entendimento de como o autoconhecimento e a percepção dos outros interagem para moldar o comportamento e o desenvolvimento. A forma como você detalhou as situações e as ligou a cada área, como a gagueira na área aberta ou a insegurança na área cega, demonstra uma capacidade de fazer a conexão entre a teoria e a prática.

Continue aprofundando suas reflexões sobre as soft skills. Esse tipo de exercício ajuda a desenvolver uma visão mais crítica e aplicada sobre como essas habilidades funcionam no dia a dia.

Para ampliar ainda mais seu conhecimento, procure refletir como a Janela de Johari pode ser usada para melhorar a comunicação em equipe. Pense em como compartilhar a área oculta e receber feedback da área cega pode fortalecer os laços e a produtividade de um grupo.

Obrigado por compartilhar sua análise.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!