1
resposta

Vender produtos é mais fácil que vender ideias?

Meu objetivo é alcançar pessoas que não reconhecem seu próprio preconceito quer porque nunca tentou identificá-lo, quer porque não acha importante mudar de opinião. Há pessoas que não são racistas e nem sabe que são. Há aquelas que acham muito "chato" lidar com esse assunto. E há ainda aquelas que admitem que são racistas sim e que ninguém tem nada a ver com isso. Mas preciso me comunicar com todas! Será que o caminho é procurar um denominador comum? Uma ideia que seja capaz de comunicar com os diferentes tipos de pessoa?

1 resposta

Olá! Profundo isso, hein?

Acho que tem muito a ver com o filme A Origem. Se você quiser impor uma ideia, ela vai ser rejeitada. É necessário sugerir ideias correlatas de forma sutil para que (talvez) a pessoa chegue a uma conclusão sozinha.

Se você disser para a pessoa que ela é racista, a reação dela vai ser se defender. É natural. Se alguém me ataca, eu me defendo.

Aqui, usar empatia é muito importante. Por mais que o pensamento da pessoa seja errado, e não tenha desculpas, temos que entender o que ela sente, e o porquê de ela pensar assim. Então talvez possamos atraí-la para ouvir o que temos a dizer.

Por exemplo, durante a campanha do Trump (aquela do escândalo da Cambridge Analytica), quando eles faziam propagandas no Facebook para pessoas que não eram muito favoráveis ao porte de armas, eles usavam imagens de famílias felizes e mensagens de 'proteja sua família', sem mencionar armas. Quando a pessoa já era favorável, a mensagem já era do tipo 'defenda sua liberdade, defenda seus direitos'.