No curso, sempre que abrimos um novo terminal precisamos declarar a variável de ambiente AIRFLOW_HOME. No dia-a-dia, qual é a prática adotada para configurar uma vez só essa variável para cada projeto?
No curso, sempre que abrimos um novo terminal precisamos declarar a variável de ambiente AIRFLOW_HOME. No dia-a-dia, qual é a prática adotada para configurar uma vez só essa variável para cada projeto?
Oii Kevin, como você está?
Peço desculpas pela demora em obter um retorno.
Muito interessante sua pergunta. No dia a dia, para criar uma variável de ambiente que seja permanente, devemos adicioná-la em um arquivo de configuração do Linux, que será ativado toda vez que ligarmos o computador. O arquivo se chama bashrc. E para efetuar essa configuração, abra o terminal e acesse o arquivo digitando o seguinte comando:
sudo code ~/.bashrc
Se ao executar esse comando você receber a seguinte mensagem:
You are trying to start Visual Studio Code as a super user which isn’t recommended. If this was intended, please specify an alternate user data directory using the ‘--user-data-dir’ argument.
Execute o seguinte comando:
sudo code ~/.bashrc --user-data-dir
Abrirá a tela do Visual Studio Code com o conteúdo deste arquivo. Ao rolar o arquivo e chegar na ultima linha, adicione o comando de exportação:
export AIRFLOW_HOME=caminho_da_pasta_do_projeto/airflow
Atente-se para colocar o caminho da pasta do projeto no comando acima. No curso é utilizado o comando pwd pelo fato da exportação ocorrer no mesmo diretório que se encontra a pasta airflow, porém, agora ela não será realizada no mesmo diretório da pasta, por isso é necessário colocar o caminho completo, como mostro no exemplo abaixo:
export AIRFLOW_HOME=/home/bunoraphaell/datapipeline/airflow
Salve o arquivo e digite:
source ~/.bashrc
De posse disso, não precisará se preocupar em exportar a variável AIRFLOW_HOME
toda vez que for utilizar o Apache Airflow. O mesmo pode ser feito para a variável BEARER_TOKEN
.
Qualquer dúvida fico à disposição.
Grande abraço e bons estudos!
Muito obrigado Bruno, ajudou demais!