O varejo de luxo é fortemente calcado na escassez, com o lançamento de modelos icônicos, desejados por muitos e, não raro, vendidos em pequena quantidades.
Fazer parte desse seleto clube é um símbolo de distinção, razão pela qual a simples posse do bem já constitui uma prova social.
Isso foi construído a partir de um amplo trabalho de storytelling das marcas, em que a história das maisons, o processo criativo das coleções e a fabricação manual e artesanal das peças reforça a idéia de exclusividade e luxo.
Essas características precisam estar presentes nas ações de comunicação e relacionamento da loja de varejo de luxo:
1) Autoridade:
a) Enviados especiais às principais semanas de moda.
b) Visitas às maisons feitas por especialistas em moda e influenciadores.
c) Consultoria para identificação de peças verdadeiras (como identificar falsificações).
d) Atendimento personalizado com consultoria de estilo para seleção de peças.
2) Escassez:
a) Vendas de peças únicas e raras (Bolsa Kelly, Hérmes, por exemplo).
b)Eventos exclusivos com convidados especializados em moda, coleções cápsula e desfiles.
3)Storytelling:
Reforço das histórias das marcas, seus produtos e coleções icônicos.