UX - é experiência de usuário, porém deve ser também utilizado para experiência de clientes?
UX - é experiência de usuário, porém deve ser também utilizado para experiência de clientes?
Olá Marcos tudo bem?
O campo de UX pode ser sim explorado para os clientes quando observamos eles como usuários.
Eu posso oferecer bons atendimentos ou formas práticas de pagamento para o cliente. E dessa forma, o meu cliente passa a ser usuário no processo de pagamento.
Boa tarde Natan, tudo bem?
Primeiro queria parabenizar pelo curso, sou da área de backend. Tinha uma visão muito superficial e errônea de UX. Até começar o curso achava que UX = Usabilidade. Estou vendo que UX é muito mais complexo.
Sobre a aula 03, fiquei com dúvida na definição de usuário e cliente. Na aula você definiu conforme abaixo: "[...]usuário é a pessoa que irá acessá-lo, já o cliente é o responsável pelo aporte para o projeto, a pessoa que encomendou o site[...]"
Perdoe-me se estou enganado. Porém quando o cliente (chefe, investidor anjo...) lhe solicita o projeto, ele no final vai acaba usando o projeto, assim tornando-se também um usuário?
Oi Paulo, tudo bem?
Muito obrigado pelo feedback! Espero que tenha curtido os outros também!
A visão que UX e usabilidade é algo bem comum, que bom que desmistifiquei isso pra você!
Com relação a user/cliente...
Digamos que seu chefe te pede um e-commerce de produtos para fazenda. Quem vai te pagar é ele (cliente), mas quem que vai usar o site de fato comprando cabras, madeira, fertilizante? O usuário lá da ponta, o usuário!
Agora se ele te pede uma intranet, ele mesmo vai fazer uso disso, então poderíamos dizer que nesse caso ele também é um usuário.
Perceba que é bem subjetivo, como que fica se trabalhássemos em um banco por exemplo? Que tem cliente e usuário na mesma pessoa?
Em suma, usuário é quem usa, cliente depende da visão de cada um e do contexto que estamos falando.
Espero ter ajudado e bons estudos aqui na Alura,
Abcs!
Usuário é quem usa de alguma forma a plataforma, o cliente é aquele que participa de forma comercial. Porém um cliente pode ser um usuário e vice versa
Resumiu bem, Fabiano!
Tenho essa visão também!