5
respostas

UX - Usuários X Clientes

UX - é experiência de usuário, porém deve ser também utilizado para experiência de clientes?

5 respostas

Olá Marcos tudo bem?

O campo de UX pode ser sim explorado para os clientes quando observamos eles como usuários.

Eu posso oferecer bons atendimentos ou formas práticas de pagamento para o cliente. E dessa forma, o meu cliente passa a ser usuário no processo de pagamento.

Boa tarde Natan, tudo bem?

Primeiro queria parabenizar pelo curso, sou da área de backend. Tinha uma visão muito superficial e errônea de UX. Até começar o curso achava que UX = Usabilidade. Estou vendo que UX é muito mais complexo.

Sobre a aula 03, fiquei com dúvida na definição de usuário e cliente. Na aula você definiu conforme abaixo: "[...]usuário é a pessoa que irá acessá-lo, já o cliente é o responsável pelo aporte para o projeto, a pessoa que encomendou o site[...]"

Perdoe-me se estou enganado. Porém quando o cliente (chefe, investidor anjo...) lhe solicita o projeto, ele no final vai acaba usando o projeto, assim tornando-se também um usuário?

Oi Paulo, tudo bem?

Muito obrigado pelo feedback! Espero que tenha curtido os outros também!

A visão que UX e usabilidade é algo bem comum, que bom que desmistifiquei isso pra você!

Com relação a user/cliente...

Digamos que seu chefe te pede um e-commerce de produtos para fazenda. Quem vai te pagar é ele (cliente), mas quem que vai usar o site de fato comprando cabras, madeira, fertilizante? O usuário lá da ponta, o usuário!

Agora se ele te pede uma intranet, ele mesmo vai fazer uso disso, então poderíamos dizer que nesse caso ele também é um usuário.

Perceba que é bem subjetivo, como que fica se trabalhássemos em um banco por exemplo? Que tem cliente e usuário na mesma pessoa?

Em suma, usuário é quem usa, cliente depende da visão de cada um e do contexto que estamos falando.

Espero ter ajudado e bons estudos aqui na Alura,

Abcs!

Usuário é quem usa de alguma forma a plataforma, o cliente é aquele que participa de forma comercial. Porém um cliente pode ser um usuário e vice versa

Resumiu bem, Fabiano!

Tenho essa visão também!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software