Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

UX Strategy / unidade 1 / Seu problema

Dentre os problemas que pensei na atividade do curso Fundamentos de UX, optaria por fazer um aplicativo de gamificação para ajudar proscratinadores a cumprir tarefas e condicionar à estas as atividades que acabam gerando distração. Os aplicativos de organização pessoal que conheço não trabalham muito bem a questão de tarefa x recompensa...

Porém há uma situação real que representará um bom case de protfólio, que é um aplicativo para planejamento de atividades na instituição em que faço voluntariado. Compartilhei esta ideia com um desenvolvedor, colega de voluntariado, que utilizou a mesma em seu TCC desenvolvendo um protótipo, mas agora estou conversando com os envolvidos para pausar o projeto e fazer uma revisão aplicando UX desde o início (farei todos os passos como se nada tivesse sido desenvolvido).

4 respostas

Oi, Alexandre! Tudo certo?

Que ideias incríveis, parabéns pelo esforço! É muito bom saber que nós ajudamos você a criar soluções tao legais como essas

Continue praticando, e aproveite para compartilhar seus projetos aqui no fórum =)

Bons estudos

Tenho uma dúvida.

Se um dos projetos surgiu a partir das necessidades de um grupo de pessoas e vislumbra um alcance ainda maior, eu não poderia pular a etapa das proto personas e já utilizar personas reais? De qualquer forma, o perfil das proto personas que eu iria desenvolver seriam inspiradas no grupo de voluntários em que participo.

A hipótese neste caso seria a de que o pequeno grupo de voluntários de minha cidade seria representativo o suficiente para prever diferentes perfis de usuários distribuídos pelo Brasil, Argentina e Uruguai.

Posso, inclusive, buscar informações junto a duas pessoas da Argentina e Uruguai para complementar.

solução!

A ideia de projetar proto-personas serve para quando temos um problema mas ainda não fizemos pesquisas para definir as características reais do usuário. Se você já conhece o usuário e tem a opção de fazer pesquisas rápidas com eles, você pode sim já idealizar as personas =)

Em relação à pessoas de outros países. A cultura deles é diferente, e eles podem agir de forma diferente. Nesse caso, é interessante fazer pesquisas para garantir que sua persona está de acordo com a realidade!

Buscar novas informações é sempre o ideal. O dia a dia de um UX Designer tem muita pesquisa e muito contato com o usuário! Saber ouvir e fazer as perguntas certas é essencial nesses casos

Bons estudos, Alexandre!

Inclusive posso fazer uma matriz CSD com base na visão que tenho do grupo em que participo com base nos 3 ítens relevantes para a definição de personas e buscar a validação disso conversando com eles, ou seja, elaborar um questionário baseado numa matriz CSD.