4
respostas

UX Strategy - Aula 06 - Persona

Compartilho aqui o meu exercício da 'Aula 6 - Materializando o usuário' do curso de UX Strategy, seguindo as orientações do professor e o tempo limite de 45min.

Um abraço,

Leandro Monay.

Link da Imagem: https://ctrlversias.files.wordpress.com/2018/04/persona.png

4 respostas

Fala Leandro !

É exatamente isso mesmo. Se seu app trata do assunto RPG, com essa persona você consegue dar um direcionamento melhor para as suas decisões nas próximas atividades.

Caso seu tema não seja RPG, a seção "sobre o app" pode e deve ser refeita, pois seu objetivo é especificar as expectativas da persona em relação a sua plataforma.

Oi Leandro, tudo bem? :)

Dei uma olhada na sua pesquisa feita antes e reparei alguns detalhes. Alguns pontos surgiram como dúvidas e outros como sugestão.

Seguindo sua pesquisa, eu não sei se o personagem seria mais pra "meio termo" entre introvertido e extrovertido, do que puxado para introvertido. Pelas respostas pareciam ser pessoas que curtiam essa proximidade com outras pessoas, e a dificuldade maior estava em encontrar pessoas com o mesmo interesse.

Só cuidado para não colocar características enviesadas! É importante identificar os padrões e fugir dos estereótipos, até pra que a persona não acabe se contradizendo em outras características.

Também acredito que seria legal focar mais nas frustrações deles enquanto jogadores, como por exemplo o fato de curtirem mais a praticidade do que a complexidade. Parece ser um problema terem que ficar travados muito tempo em alguma tarefa que não agregue muito valor pra experiência deles. Que acha? :)

Inclusive, na parte "sobre o app", concordando também com o que o Gustavo pontuou, essa última afirmação não apareceu nas pesquisas exatamente dessa forma, né? Acho que o que mais saltou na pesquisa foi realmente essa coisa de descomplicar processos e focar no que realmente o usuário queria fazer.

Boa noite galera! Como vão?

Agradeço muito as respostas e sugestões!

Sim, o app terá um foco voltado para o RPG. Vou tomar cuidado com as características enviesadas na próxima.

O foco está exatamente na criação da ficha. Joguei alguns RPGs de mesa e como novato em muitas delas, notei certas regrinhas que algumas fichas possuem em sua criação, das quais muitas vezes alguém mais experiente teve que ser acionado. Daí perdemos tempo terminando fichas ao invés de jogar. :(

O que eu quero é tornar tudo mais descomplicado, fazendo certas regras de forma automática em meu aplicativo e direcionando sempre o usuário final da melhor forma possível na criação de sua ficha. :)

Agradeço novamente por terem comentado!

Um abraço,

Leandro Monay.

Gostei da ideia sobre RPG, achei bem interessante tenho alguns conhecidos que jogam certamente indicaria.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software