Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Utilização Auto-Layout

Oi pessoal, estou com uma dúvida em um exercício do curso sobre auto-layout. A afirmação "Para criar um auto-layout é necessário que o elemento desejado seja um Artboard, e não apenas um grupo comum." é dita como correta. Não entendi o motivo, tentei criar um grupo de dois retângulos e depois aplicar auto-layout neles e consegui.

Aproveito o espaço para pedir ajuda com os conceitos de auto-layout e constraints. Qual a diferença entre eles e quando utilizo cada um? (Não tenho acesso aos Alura+)

Desde já agradeço.

2 respostas
solução!

Bom dia Bruna, tudo bem ^^

Bruna, eu entendo sua confusão, a afirmação de de fato correta, no momento em que você pegou um grupo de dois retangulos e clicou em auto-layout o próprio figma cria um FRAME (Artboard), com esses elementos, então a afirmação esta correta, mas ela não bloqueia o auto layout de funcionar entende, o próprio figma já se responsabiliza sempre por criar uma artboard para você, caso o elemento não esteja dentro de um.

Com relação aos conceitos entre Constraints e Auto-layout

Constraints significa Restrições, ao usar constraints você esta restringindo o posicionamento de um objeto com relação ao seu objeto PAI, naquela hiearquia das camadas sabe. Quando temos um frame e dentro deste frame temos um elemento, ao habilitar o constraints estamos dizendo para o figma que sempre que o frame mudar de tamanho aquele objeto deve permanecer com a mesma distancia que ele possui das bordas

Já o Auto-layout - Tem como objetivo organizar e alinhar os elementos dentro de um frame, eu posso definir alinhamento, posição, e tamanho de forma automática, baseado no tamanho do frame, mas não restringe movimentos do objeto, você ainda pode movê-lo e se o frame PAI mudar de tamanho ele não necessariamente vai ficar preso ao seu posicionamento.

Este é um bom artigo que explica o conceito de forma visual https://blog.prototypr.io/figma-guide-for-auto-layout-constraints-d2a00f9964dc

^^

Ahh, entendi! Muito obrigada pela ótima explicação e pelo artigo, esclareceu muita coisa.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software