1
resposta

Usuários complexos

Antes eu tinha uma visão mais limitada de usuário, tinha na cabeça realmente que isso abrangia realmente somente a pessoas de uma forma bem rasa, mas depois de ler sobre UX eu expandi muito mais minha visão sobre essa questão.

Usuários podem ser pessoas, podem ser softwares, podem ser animais, podem ser negócios, o mais importante ainda é que em cada uma dessas possibilidades existem ainda mais possibilidades pela minha percepção, pois entre pessoas podem ser jovens, idosos, mulheres, homens, gays, héteros, entre sistemas pode entrar a questão de aplicativos que se comunicam com sistemas em Desktop, ou um aplicativo que se comunica com um Drone, podem ser empresas que possuem suas peculiaridades, políticas e etc.

Mas o mais importante dentro disso e que talvez eu esteja errado em pensar dessa forma, mas vejo que para cada tipo de usuário que identificamos temos que ter abordagens de comunicação totalmente diferentes, penso que é muito complexo o como se "comunicar" com uma máquina por exemplo ou até ter a certeza se escolhemos o usuário corretamente, pelo que estou percebendo talvez um dos principais pontos do estudo de UX seja a comunicação para definição da certeza sobre qualquer tema.

1 resposta

Olá Magno, tudo bem?

Ótima reflexão!! É isso mesmo! Analisar o público-alvo de um produto não é tão simples, porque as pessoas são diferentes entre si. Podemos achar padrões entre essas pessoas e trabalhar nossa comunicação nos baseando nessas informações, porém temos que ficar de olho e verificando periodicamente se de fato o modo como estamos nos comunicando está correto ou não. Por isso existem processos de pesquisa constantes, ferramentas e técnicas para que possamos sempre ficar atentos aos usuários e não deixar que percamos a noção de como o usuário de um produto realmente é e se comporta.

É isso Magno! Qualquer dúvida, estamos aqui!

Até mais =)