Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

uso de gateway

no exemplo de processo de pedido de férias de um funcionario publico, quando foi usado um gateway de férias aprovadas, sim ou não, e a resposta a decisão é não, porque retornar para o mesmo processo aberto anteriormente pelo funcionario "preenche formulário"? não deveria abrir outra caixa ou tarefa que indicasse que o funcionario seria noticado sobre a não aprovação? por que no exemplo (pdf) o conector retorna para a swinlane e ao processo preencher formulário? se for aberta outra para este retorno está incorreto?

2 respostas

Cara Sandra,

Muito boa esta sua observação demonstrando ótimo poder de crítica ao processo em questão e ao uso dos elementos gateway e swinlanes.

Na prática, já que este processo é real de uma repartição pública quando o pedido de férias é solicitado pelo funcionário ele passa pelos gateways de aprovação nas lanes do "chefe imediato" e "conferente de gestão de pessoas" .

Se por algum motivo o pedido de férias não é aprovado, o documento é devolvido para ajustes do próprio funcionário, neste caso a seta de retorno do "não" do gateway representa esta notificação e pedido de ajustes.

Assim, ao retornar a negativa da solicitação ao funcionário seguindo a diretriz (requisito interno) ele novamente preencherá a solicitação e com isto, se retoma a atividade "Preenche Requerimento de Férias" para recomeçarmos a execução do processo .

Ressalto que tudo isto é feito de forma manual, afinal somente as férias autorizadas são lançadas no sistema .

Mesmo assim, não estaria errado se fosse criado uma atividade de "registrar pedidos de férias sob ajustes" que registraria o "não" do gateway de aprovação. Neste caso, só lembre de ligar uma seta da atividade "lançar informações no sistema" para esta nova atividade criada, para com isso podermos dar "baixa" no registro de pedidos de férias sob ajustes, ok!?

Espero ter esclarecido sua dúvida. Qualquer coisa fique à vontade em fazer outro post no fórum!

Bons estudos!

solução!

agradeço o retorno, conseguiu entender minha pergunta e fiquei muito satisfeita com a resposta. eu sempre fico na duvida quanto a este tipo de evento.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software