3
respostas

Usar o notebook do jupyter no colab

Prezados Gostaria de usar os notebooks preparados pelos instrutores que estão no ambiente jupyter no colab. Embora faça o upload do note e das imagens no colab, ao executar, não consigo ver as imagens. Como posso resolver esse problema?

Muito obrigado

3 respostas

Olá Pedro, tudo bem? Espero que sim!

O tipo de arquivo ipynb funciona igualmente para o Google Colab e para os notebooks do Jupyter do ambiente anaconda.

Para abrir um notebook que está salvo no seu computador através do google colab, basta ir até o site do Google Colaboratory, selecionar a aba Arquivo e escolher a opção Abrir notebook (Atalho Ctrl + O). Uma seção será aberta, onde você deve escolher a aba Upload e arrastar o arquivo do computador ou clicar na opção de navegar nos arquivos do computador.

Quanto aos arquivos de dados, você fará upload na parte esquerda do notebook, na guia de arquivos.

Ambiente do Google Colaboratory com a opção de Abrir notebook da aba Arquivo em destaque. O atalho para essa opção é Ctrl + O

Ambiente do Google Colaboratory com a opção de upload de notebooks. A aba Upload está em destaque e há uma seta indicando o botão Escolher arquivo, no centro da página.

Você pode ter mais informações de como usar o Colab através do artigo: Google Colab: O que é, Tutorial de Como Usar e Criar Códigos

Qualquer dúvida estou à disposição. Bons estudos!

Bom dia João Vitor Obrigado pelo retorno.

Sim, já havia feito esses procedimentos, até importei as imagens para o Colab, respeitando o nome da pasta, "imagens" . Ocorre que o note não carrega as imagens com os exemplos do professor. O espaço referente a imagem fica vazio.

Onde posso encontrar o caminho da imagem no notebook? assim poderia prepara o ambiente melhor.

Muito obrigado

Olá Pedro, tudo bem?

O que pode estar acontecendo é que o caminho do arquivo esteja incorreto no código. Geralmente o arquivo fica em uma pasta com nome content.

Sugiro navegar pelas pastas do Colab e copiar o caminho do arquivo. Você pode copiar o caminho do arquivo de seu desejo clicando com o botão direito e selecionando a opção copiar caminho do arquivo. Essa cópia ficará salva na área de transferência, e você pode pressionar Ctrl+V para colar o caminho dentro de uma célula do notebook.

Ambiente de arquivos no Google Colab com a opção de copiar caminho em destaque

Caso queira algo mais completo, pode assistir ao Alura+: Trabalhando com arquivos no Google Colab

Caso não seja esse o problema, me informe de qual curso e qual aula está utilizando o notebook para que eu possa te ajudar melhor, sabendo de qual imagem se trata.

Bons estudos!