Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Usar Css-in-JS é uma boa prática?

Apesar de ser ensinado para usar o css dentro do javascript, é aceito como boa prática? Pois o código fica mais "sujo" do que utilizar um arquivo css.

1 resposta
solução!

Oi Vinicius, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Antes de responder à sua pergunta sobre se usar CSS-in-JS é uma boa prática, vamos entender o que é CSS-in-JS e por que ele foi criado.

O CSS-in-JS é uma técnica de escrever CSS dentro do JavaScript, em vez de um arquivo CSS externo. A ideia por trás dessa técnica é que ela permite que você crie estilos dinâmicos, com base em estados ou propriedades de componentes, sem precisar adicionar classes ou ids a eles. Além disso, CSS-in-JS pode ajudar a evitar problemas de especificidade e conflitos de estilo.

Existem várias bibliotecas disponíveis para usar o CSS-in-JS, como o Styled Components, o Emotion e o CSS Modules. Essas bibliotecas fornecem uma sintaxe semelhante ao CSS e permitem que você crie estilos reutilizáveis e modulares.

Agora, voltando à sua pergunta, usar CSS-in-JS é uma boa prática? A resposta é: depende.

Há argumentos a favor e contra o uso de CSS-in-JS. Algumas vantagens incluem:

  • Evitar problemas de especificidade e conflitos de estilo: ao escrever o CSS dentro do JavaScript, você pode garantir que os estilos aplicados a um componente sejam específicos apenas para esse componente e não sejam afetados por estilos em outros lugares do seu aplicativo.

  • Criar estilos dinâmicos: com CSS-in-JS, você pode criar estilos com base em estados ou propriedades de componentes. Isso permite que você crie estilos que se adaptam às interações do usuário e às mudanças de dados.

  • Facilidade de reutilização: ao usar bibliotecas de CSS-in-JS, você pode criar estilos reutilizáveis e modulares que podem ser aplicados a vários componentes em seu aplicativo.

Por outro lado, algumas desvantagens do CSS-in-JS incluem:

  • Aumento da complexidade do código: escrever CSS dentro do JavaScript pode tornar seu código mais difícil de entender e manter, especialmente se você estiver trabalhando em uma equipe grande ou com muitos desenvolvedores.

  • Dificuldade em compartilhar estilos: se você está trabalhando em um projeto com vários desenvolvedores, pode ser difícil compartilhar estilos entre componentes ou páginas.

  • Dependência de bibliotecas de terceiros: se você está usando uma biblioteca de CSS-in-JS, está adicionando uma dependência adicional ao seu projeto. Isso pode aumentar o tamanho do seu pacote e afetar o desempenho do seu aplicativo.

Em última análise, a escolha de usar CSS-in-JS ou não depende das necessidades do seu projeto e da sua equipe. Se você está trabalhando em um projeto menor e quer criar estilos dinâmicos e modulares, o CSS-in-JS pode ser uma boa escolha. No entanto, se você está trabalhando em um projeto maior ou com muitos desenvolvedores, pode ser melhor usar um arquivo CSS externo para facilitar a manutenção e o compartilhamento de estilos.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software