1
resposta

Usabilidade e Cultura da Interface.

A ideia de facilidade de uso me remete à um assunto que estudei na faculdade - faço Estudos de Mídia na UFF - chamado "Cultura da Interface".

Cultura da Interface é um conceito desenvolvido por Steven Johnson que nomeia o uso de ícones - dentro do ciberespaço - que remetem ao mundo "real". Exemplos disso são os ícones "lixeira" (que designa literalmente a função de lixeira) e o "disquete" (que simboliza o ato de salvar um documento ou afim). Sendo assim, a interface de programas (e plataformas entre outros) tornam-se intuitivas à utilização do usuário.

A partir disso tenho dois questionamentos, são eles: - Seria esses dois conceitos de fato relacionados ou apenas uma coincidência? - Cultura da Interface estaria também inserida dentro do campo de Experiência de Usuário?

1 resposta

Oi Tassiana, tudo certo?

Bacana, não conhecia esse termo "cultura de interface" embora tenha estudado ciberespaço na faculdade também.

Os temas são relacionados sim! Tanto que esse tema é justamente sobre o que Nielsen fala em uma de suas heurísticas, analogia com o mundo real.

Eu comento dessas heurísticas no meu curso de UX Usability, e há dois cursos do Bruno Harnik que cobrem somente elas.

Tudo que afeta direta ou indiretamente como o usuário age, interage ou sente podemos sim dizer que está inserido no campo de UX.

Por exemplo, se a interface está mais fácil de usar, o usuário fica mais feliz, tendo uma experiência boa.

Espero ter ajudado e que esteja gostando do curso,

Abcs!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software