Caro Kleverson,
Ótimo ponto que você colocou.
De fato seu raciocínio faz todo sentido.
No entanto, em nosso caso na Livraria considerando a característica de modelagem onde estamos propondo a concepção de um sistema que deverá absorver um processo que tem uma etapa da venda tradicional, precisaremos prever que o vendedor pode consultar o estoque "diretamente", por exemplo, no ato do atendimento físico ao cliente in loco consultando a prateleira diretamente, ou então fazendo uma consulta a uma base externa (estoque - lembre-se que os vendedores consultavam um excel na venda tradicional) sem ser via aplicação.
Assim, não estamos neste momento condicionando que o vendedor só faça a consulta ao estoque, somente via aplicação pela razão de não "travar" o processo de venda tradicional.
O que estamos fazendo, para não impactar da continuidade da troca de mensagens que nosso diagrama de sequência esta representando, é condicionando que a avaliação de disponibilidade de estoque seja registrada via aplicação, para podermos continuar "rodando o processo" dentro do sistema e avançarmos para o "Registro da Pré-Venda".
De qualquer forma reitero que seu raciocínio faz todo o sentido e em nosso curso estamos usando esta seta direta do "vendedor para o estoque", para representar ao aluno que na prática, nossa modelagem tem que ser flexível para se ajustar a m processo pré-existente sem perder a finalidade dela no nosso caso de "Expansão de Vendas".
Parabéns pela sua dedicação aos estudos neste tema e qualquer novo comentário fique à vontade em postar aqui no fórum, ok!?