Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

UML: Diagrama Sequência

Na atividade #02 (vídeo) da aula #03 do curso de UML: Fundamentos na prática, é demonstrado um diagrama de sequência (7'57"). No exemplo, o item 3.2 sai do ator Vendedor direto para o Estoque. Minha dúvida é se não seria a esta relação da Aplicacão ao Estoque, já que é com interface da Aplicação que o Vendedor está atuando. Inclusive o item 3.2.1 retorna diretamente do Estoque para a Aplicação, que então informará a disponibilidade ao Vendedor.

1 resposta
solução!

Caro Kleverson,

Ótimo ponto que você colocou.

De fato seu raciocínio faz todo sentido.

No entanto, em nosso caso na Livraria considerando a característica de modelagem onde estamos propondo a concepção de um sistema que deverá absorver um processo que tem uma etapa da venda tradicional, precisaremos prever que o vendedor pode consultar o estoque "diretamente", por exemplo, no ato do atendimento físico ao cliente in loco consultando a prateleira diretamente, ou então fazendo uma consulta a uma base externa (estoque - lembre-se que os vendedores consultavam um excel na venda tradicional) sem ser via aplicação.

Assim, não estamos neste momento condicionando que o vendedor só faça a consulta ao estoque, somente via aplicação pela razão de não "travar" o processo de venda tradicional.

O que estamos fazendo, para não impactar da continuidade da troca de mensagens que nosso diagrama de sequência esta representando, é condicionando que a avaliação de disponibilidade de estoque seja registrada via aplicação, para podermos continuar "rodando o processo" dentro do sistema e avançarmos para o "Registro da Pré-Venda".

De qualquer forma reitero que seu raciocínio faz todo o sentido e em nosso curso estamos usando esta seta direta do "vendedor para o estoque", para representar ao aluno que na prática, nossa modelagem tem que ser flexível para se ajustar a m processo pré-existente sem perder a finalidade dela no nosso caso de "Expansão de Vendas".

Parabéns pela sua dedicação aos estudos neste tema e qualquer novo comentário fique à vontade em postar aqui no fórum, ok!?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software