Para quem estiver iniciando no mundo AWS, fica aqui um ponto de atenção: existe uma distinção muito importante entre Regiões e Zonas de Disponibilidade. Mas infelizmente, nesta aula e em outras ao longo do curso, o instrutor acaba muitas vezes utilizando a palavra "Região" no lugar de "Zona de Disponibilidade".
Na AWS, as definições de Região e de Zona de Disponibilidade começam informando o seguinte:
- Região: "A AWS tem o conceito de uma região, que é um local físico em todo o mundo onde agrupamos datacenters. Chamamos cada grupo de datacenters lógicos de zona de disponibilidade. Cada região da AWS consiste no mínimo em três AZs isoladas e separadas fisicamente em uma área geográfica. (...)"
- Zona de Disponibilidade: "Uma zona de disponibilidade (AZ) é um ou mais datacenters distintos com energia, rede e conectividade redundantes em uma região da AWS. As AZs proporcionam aos clientes a capacidade de operar aplicativos e bancos de dados de produção com alta disponibilidade, tolerância a falhas e escalabilidade em níveis superiores aos que um único datacenter pode oferecer. (...)"
Referência: https://aws.amazon.com/pt/about-aws/global-infrastructure/regions_az/