Caso 1: Avaliação automatizada de desempenho
• A IA precisa ser “treinada” com todas as regras da empresa pra evitar favoritismo e penalizar diferenças e ajudar o gestor para ter boas sugestões e com base no ambiente ou situação. A IA pode ajudar no feedback mas é o gestor que percebe e que esta no dia a dia e tem todo o contexto. O gestor tem que ser muito transparente e acredito ser muito difícil uma IA fazer isso.
Caso 2: Feedback gerado por IA
• O treinamento da IA precisa ter todas as informações do colaborador para evitar feedback genérico, o gestor é responsável por fornecer todos estes dados para personalizar o feedback. Se o treinamento da IA não tiver todas as informações e contexto é muito provável que terá uma avaliação desleal e terão questionamentos. O Colaborador tem um direito de saber quais informações foram usadas e exemplos claros para poder melhorar.
Caso 3: Monitoramento contínuo de desempenho
• A LGPD garante ao titular dos dados o direito à explicação sobre a monitoração, porque os dados são utilizados e armazenados. O dado pode ser coletados pela empresa com o consentimento do individuo para não ter quebra de confiança institucional e não ser ilegal. Os dados precisam ser anonimização sempre que possível e ter canais para remover ou contestar (DPO).