Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Um banco para cada cliente?

Estou criando uma aplicação web com banco MySql, mas serão vários clientes com seus dados particulares dentro da aplicação. Devo criar um banco para cada cliente ou apenas 1 banco de dados para todos, apenas tendo como base dentro de cada item o ID do cliente para buscar e salvar dados de cada um?

4 respostas

Olá Maycon!

Um banco de dados para todos é melhor. Dentro desse banco existiria a tabela Cliente e dentro dessa tabela você iria inserir seus clientes.

Bom dia Guilherme, muito obrigado pela ajuda.

Só para te esclarecer melhor, estou fazendo um software para gestão de hotéis, e vou atender vários hotéis, crio um banco para cada hotel mysql separado onde o meu cliente hotel vai cadastrar seus clientes, ou crio um banco geral para todos os meus clientes (hotel) e crio chaves de identificação para separar os hoteis? Realmente estou muito confuso quanto a isso. Muito obrigado

solução!

Olá Maycon!

A lógica do Cliente serve para o hotel também. Ou seja, você terá um único banco de dados e nesse banco irá conter duas tabelas: Cliente & Hotel.

Dentro dessas tabelas você irá ter atributos na qual poderá cadastrar vários clientes e vários hotéis.

Por exemplo:

Cliente - id; nome; cpf; dt_nasc

Hotel - id; nome; estrelas; endereco

O que vai fazer com que o seu hotel possa cadastrar clientes é a relação entre as tabelas que seria de N:N, ou seja, muitos para muitos:

Um hotel podem ter muitos clientes.

Cada cliente pode ser cadastrado em muitos hotéis.

O ideal neste caso seria ter 2 banco de dados; um para seus clientes (os dados de clientes do hotel seriam inseridos dentro deste - ou seja um banco de dados por hotel). E o outro banco de dados seria de administração sua, o qual você administraria seus clientes (os hoteis) eles estando relacionados. :) Dessa forma você consegue controlar informações especificas tanto dos hoteis bem como dos clientes, fazendo a relação entre os 2 bancos quando necessário na aplicação.