bom galera, estou com a seguinte dúvida : como fazer para os métodos utilizarem o system.in como parâmetro, por exemplo ? como fazer essa interação entre o usuário e o programa de forma que o usuário decida quanto que ele quer depositar, sacar...
bom galera, estou com a seguinte dúvida : como fazer para os métodos utilizarem o system.in como parâmetro, por exemplo ? como fazer essa interação entre o usuário e o programa de forma que o usuário decida quanto que ele quer depositar, sacar...
Bom dia Gabriel,
Você pode usar a classe Scanner. Ela recebe em um dos construtores um InputStream, que pode ser, por exemplo, o System.in que você mencionou.
Um exemplo:
public void leLinhaDigitada() {
Scanner sc = new Scanner(System.in);
String linhaDigitada = sc.nextLine();
System.out.println("Você digitou: "+linhaDigitada);
}
O método acima lê do teclado uma palavra digitada, inclui tal palavra na variável linhaDigitada e a imprime.
Lembrando que a classe Scanner é do pacote java.util. Logo, se for usá-la, não esquecer de:
import java.util.Scanner;
Avisa aí se ajudou.
Abraço.
Muito obrigado, Rafael, mas seguinte, pelo que eu entendi dessa forma ai ele instancia um objeto do tipo scanner, correto ? vamos supor que eu tenho um objeto Funcionario, tenho idade e nome como atributos dele e gostaria de 'preenxer' esses atributos pelo console, como se fosse o usuário digitando, como eu faria ?
Isso. Ele instancia um Scanner, que é alguém genérico para obter dados de uma fonte, no nosso caso, do console.
Para preencher o funcionário com dados do console, você pode fazer algo como:
public Funcionario preencheFuncionario() {
Scanner scan = new Scanner(System.in);
System.out.print("Digite o nome do funcionário: ");
String nomeFunc = scan.nextLine();
System.out.print("Digite a idade do funcionário: ");
int idadeFunc = scan.nextInt();
Funcionario func = new Funcionario();
func.setNome(nomeFunc);
func.setIdade(idadeFunc);
return func;
}
Neste caso, o método está lendo os dados do console, populando um novo funcionário e retornando-o.
Avisa aí se ajudou.
Abraço.