Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Treinando a lógica

Terminei todas as aulas de lógica, porém ainda tenho bastante dificuldade e estou criando uns algoritmos para treinar. gostaria da ajuda de alguém mais experiente para analise desse código. tem uma forma mais fácil de calcular isso, ou eh assim mesmo?

<meta charset=utf-8>

<script>
var idade = parseInt (prompt ("Diga sua Idade"));
var tempoTrab = parseInt (prompt ("Digite o tempo trabalhado"));
var codigoEmp = parseInt (prompt ("Qual cod. empregado"));

if (idade >= 60 && tempoTrab >= 25) {
    document.write ("O funcionário " + codigoEmp + " precisa se aposentar, pois tem " + idade + " anos de idade e " + tempoTrab + " anos de trabalho.")
} else {
    if (idade < 65) {

if (tempoTrab < 30) {
        document.write ("não requer aposentadoria");
    } else {
    document.write ("O funcionário " + codigoEmp + " precisa se aposentar, pois tem " + tempoTrab + " anos de trabalho.");
        }
    } else {
document.write ("O funcionário " + codigoEmp + " precisa se aposentar, pois tem " + idade + " anos de idade.")
        }
}
</script>

O exercicio seria esse aqui:

Uma empresa quer verificar se um empregado está qualificado para a aposentadoria ou não. Para estar em condições, um dos seguintes requisitos deve ser satisfeito: - Ter no mínimo 65 anos de idade. - Ter trabalhado no mínimo 30 anos. - Ter no mínimo 60 anos e ter trabalhado no mínimo 25 anos. Com base nas informações acima, faça um algoritmo que leia: o número do empregado (código), o ano de seu nascimento e o ano de seu ingresso na empresa. O programa deverá escrever a idade e o tempo de trabalho do empregado e a mensagem 'Requerer aposentadoria' ou 'Não requerer'.

Aos poucos vou implementando pra não deixar colocar os dados incorretos, tipo a idade menor que o tempo trabalhado e etc.

1 resposta
solução!

Olá Fábio, eu dei uma pequena alterada e reduzi um pouco o código, dá uma olhada para ver se dá para entender e se eu não deixei passar alguma condição que levaria a um erro, segue:

<meta charset=utf-8>

<script>
var idade = parseInt (prompt ("Diga sua Idade"));
var tempoTrab = parseInt (prompt ("Digite o tempo trabalhado"));
var codigoEmp = parseInt (prompt ("Qual cod. empregado"));

if (idade >= 60 && tempoTrab >= 25) {
    document.write ("O funcionário " + codigoEmp + " precisa se aposentar, pois tem " + idade + " anos de idade e " + tempoTrab + " anos de trabalho.")
}else if (idade >= 65) {
        document.write ("O funcionário " + codigoEmp + " precisa se aposentar, pois tem " + idade + " anos de idade.")
}else if (tempoTrab >= 30) {
    document.write ("O funcionário " + codigoEmp + " precisa se aposentar, pois tem " + tempoTrab + " anos de trabalho.");
}else{
    document.write ("não requer aposentadoria");
}
</script>

Uma observação que eu faço, é sobre um dos requisitos do problema: o número do empregado (código), o ano de seu nascimento e o ano de seu ingresso na empresa., eu sei que você está implementando aos poucos, pode ser que isso você deixou para o final, mas fica meu alerta.