Oi Yasmin, tudo bem!
O treinamento foi elaborado por e para extremistas ideológicos. O treinamento substitui, para satisfazer o radicalismo dos criadores, inclusive o nome do curso. Ao invés de traduzir "User Experience" naturalmente como "Experiência do Usuário", eles traduzem para "Experiência da Pessoa Usuária" (blargh!). Isto tudo porque o nível de extremismo dos criadores impossibilita que eles aceitem o termo neutro (usuário) como a forma de designar homens e mulheres. Eles maltratam a nossa língua e não duvido que nas próximas versões eles comecem a usar "Experiência do Usuárie", "Todes", e essa sorte de maluquice.
Outra situação extremada encontrada no treinamento é tratar donos de animais de estimação como "tutores". Não! Somos donos. Eles colocam sempre "usuário e usuária", "usuários e usuárias" em todas as citações e chamam "Os stakeholders" de "As Pessoas Stakeholders". Isso torna cansativo e enojante todo o treinamento.
O mais paradoxal de tudo, segundo o que deu para apreender do treinamento, todos os produtos devem ser orientados ao usuário (ou a "pessoa usuária"!) ou ao consumidor (ou "a pessoa consumidora"!). Ora, se o curso era pra ser orientado ao consumidor ou aluno, eles faltaram em avisar que ele não é apropriado para pessoas como eu ou alguém que preza pelo bom tratamento e da língua portuguesa e que despreza o extremismo ideológico importado pelos instrutores. O treinamento é 100% eivado desse radicalismo e se torna maçante por tudo isso. Não recomendo ao alunos que também como eu não seja doutrinado pela ideologia dos instrutores.
Fica aqui a minha opinião.
Att.,
Mário Lima