Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Tratamento de exceção para regras de negócio

Após pesquisar um pouco verifiquei que colocam como boa prática utilizar tratamento de exceção somente quando ocorrer um desvio no mecanismo da aplicação e não para tratar regras de negócio, conforme é feito no curso da Alura.

A existência dessa ferramenta de tratamento de exceções foi concebida para tratar regras de negócio ou adaptou-se isso para o uso? Devo validar dados de entrada com um simples if ou usar try/catch?

Gostaria que o professor desse uma explicação sobre esta questão de usar ou não tratamento de exceções para regras de negócio.

1 resposta
solução!

Kauan,

Na prática só devemos usar try/catch em blocos que possa ocorrer uma exceção que não podemos controlar através de estruturas condicionais, ou seja, tudo que você pode fazer através de IFs, etc deve ser feito.

Nunca deixe um catch vazio sem tratamento. Efetue um log, trate o erro e dispare se necessário outro exception.

Não é boa prática, validar formulários com try/catch visto que é possível prever todas as possíveis entradas.

O try/catch pode ser mais usado para recursos que tem possibilidade de falha; acesso à pastas remotas, estouro de memória, etc.

Minha dica é: use somente onde possa haver de fato EXCEPTIONS.

Esse assunto é bastante longo mas espero ter ajudado.

Abs!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software