É a personalidade que a nossa marca possui para conversar de forma paralela ao nosso público.
É a personalidade que a nossa marca possui para conversar de forma paralela ao nosso público.
É isso aí, Vanessa. Quando a gente tá numa visão de fora, pode até parecer complexo entender o que é isso, mas só fazendo a comparação com o nosso próprio tom de voz, que muda dependendo do cenário e situação, a gente entende perfeitamente como isso funciona para uma marca.
Acho importante pontuar a diferenciação entre:
Voz: comunicação que a marca adota, relativa a personalidade dela (do mesmo jeito que identificamos a voz de uma pessoa, podemos identificar a voz de uma marca);
E Tom: forma como nos comunicamos em determinadas situação, ex.: quando uma marca enfrenta uma crise sanitária ela se porta de forma a pedir desculpas, propor reparações, se desenvolver naquele âmbito etc.
Muitas vezes misturamos tudo na hora de falar com o cliente falando "Tom de Voz", ambos os conceitos são importantes para o UX Writing e precisam ser trabalhados separadamente, inclusive quando adicionamos a camada do Design Conversacional.
Obs.: importante frizar também que estes são conceito da área de Comunicação Social e são muito importantes para a modulação da comunicação de uma interface como um todo